9ª Mostra Curta Audiovisual tem dupla participação do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

Após participação em festivais internacionais como o Kugoma, em Moçambique, e Festival de Animação de Lisboa, em Portugal, a animação “Café, um dedo de prosa” será exibida na 9ª Mostra Curta Audiovisual, no dia 27 de outubro, às 16h, na Casa do Lago da Universidade de Campinas (UNICAMP), numa versão reduzida, de 40 minutos.

9 Mostra Curta Audiovisual-Café, um dedo de Prosa“Café, um dedo de prosa”, de Maurício Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, conta de modo leve e bem humorado a história do café, e mostra sua importância na história do Brasil. O filme, de 72 minutos, é resultado de cinco anos de trabalho. A obra começou a ganhar vida em 2009, quando Squarisi conheceu o livro “História do Café”, que serviu de base e inspirou o roteiro. A autora, a historiadora Ana Luiza Martins, foi também a consultora e revisora histórica do filme. O enredo se desenrola a partir do encontro de um casal de amigos, Wandi Doratiotto e Vera Holtz. Apaixonados pela bebida, eles se encontram em uma cafeteria e iniciam uma conversa agradável e recheada de informações históricas, mas apresentadas de forma leve, descontraída e bem humorada, o que torna a obra acessível até mesmo para o público infantil.

Nascido em Campinas, cidade do interior de São Paulo onde o café teve papel relevante, Maurício Squarisi tem uma longa carreira no mundo da animação: são dezesseis filmes como diretor, além de participação em dezenas de outros trabalhos como produtor, animador e colaborador. Ao lado de Wilson Lazaretti, é um dos fundadores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, que já tem 40 anos de história. Além das obras autorais de cada diretor, o Núcleo tem forte atuação no ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação, através da realização de oficinas.

9 Mostra Curta Audiovisual-oficina de sombra chinesaOficina gratuita de animação com sombra chinesa

A programação da 9ª Mostra Curta Audiovisual de Campinas inclui também uma série de oficinas gratuitas. Do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, Wilson Lazaretti ministra, no dia 25 de outubro, uma oficina de animação com sombra chinesa. As aulas acontecem no Sesc Campinas, das 10h às 16h. Nelas, os participantes desenvolverão um trabalho em conjunto de animação com a técnica da sombra chinesa. Ao todo, serão abertas 15 vagas, para crianças de 05 a 15 anos. As inscrições gratuitas devem ser realizadas através do site https://mostracurta.typeform.com/to/ZHjWDN. O Sesc Campinas fica na Rua Do José I, número 270/333, no bairro Bonfim.

Lazaretti já realizou quase mil oficinas de animação para crianças, jovens e adultos em quase todo o território brasileiro, e em vários países, como Argentina, Portugal, Dinamarca, Suécia e Estados Unidos. Desde 1999 fabrica materiais de apoio didático e brinquedos ópticos para o aprendizado das técnicas de animação.

Sua oficina mais recente foi na Grécia, onde esteve em setembro deste ano, para participar da oitava edição do festival internacional de animação AnimaSyrus, na Ilha de Siros.

Wilson Lazaretti é autodidata e iniciou sua relação com o desenho animado aos 20 anos de idade, dando aulas para crianças no Conservatório Musical Carlos Gomes, em Campinas/SP. Leciona animação há 23 anos na Universidade Estadual de Campinas, no Instituto de Artes, Departamento de Artes Plásticas e nos últimos onze anos tem participado do programa da Reitoria da Unicamp, Ciência e Arte nas Férias.

O fundador e diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas exibiu seu longa de animação, “História Antes de Uma História”, e comandou uma das sete oficinas gratuitas do evento, de brinquedos ópticos para crianças.

“História Antes de Uma História”, fruto de 13 anos de produção, foi exibido em algumas sessões especiais e deve ter lançamento oficial no Brasil ainda este ano. O longa, de 88 minutos, conta a história de Dr. K, um velho senhor que, no decorrer de uma de suas caminhadas, encontra pelo caminho vários objetos que o ajudarão a desvendar os grandes mistérios da técnica da animação.

SERVIÇO

Atividades do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas na 9ª Mostra Curta Audiovisual Campinas

25/10 – Oficina de Animação com Sombra Chinesa – Wilson Lazaretti
Horário: 10h às 12h – 14h às 16h
Local: Sesc Campinas
Endereço: Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim.

27/10 – Exibição do filme “Café, um dedo de prosa”
Horário: 16h
Local: Casa do Lago
Endereço: Av. Érico Veríssimo, 1011 – Cidade Universitária.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *