Futura lança campanha com técnica inédita no Brasil que une miniaturas, microfotografia e stopmotion

Hoje, dia 15 (quinta-feira), o Canal Futura lança a campanha “Alimento para vida”. A ação tem como objetivo ressaltar o poder transformador da educação em três peças de 30 segundos, que irão ao ar nos intervalos da programação. Produzidas em parceria com a Giroscópio Filmes, as animações trazem uma técnica inédita no Brasil: a combinação do stopmotion com bonecos em miniaturas de no máximo 2 cm de altura.

Canal Futural-campanha Alimento para vida

O processo, que durou mais de três meses, incluiu a criação dos personagens em silicone com arame, que foram animados em stopmotion- técnica em que o cenário é fotografado quadro a quadro (para cada segundo são necessários 24 quadros). As miniaturas interagem em ambientes reais, como um vaso de planta, e foram manipuladas com pinça, de tão reduzida a escala dos personagens. “O legal é que a gente também usou time lapse para filmar os ambientes reais. Em uma das peças, mostramos uma planta crescendo e adequamos o tempo da animação à esse tempo real”, explica Pedro Iuá, diretor da campanha.

A intenção é mostrar que a construção do saber é um “trabalho de formiguinha”, feito aos poucos e de forma tímida, mas responsável por mudanças grandiosas na vida das pessoas ao longo do tempo. Uma das peças, intitulada “Jardim”, mostra uma menina na aula de Biologia, aprendendo sobre o ciclo da vida. Ela planta sua semente e a observa crescer “magicamente” enquanto ela também cresce e vê seu jardim florido, em uma metáfora de que se planta para colher mais tarde. Além desta, mais duas peças – “Caminhada” e “Planetário” – completam a campanha.

“Alimento para vida” foi produzida em parceria com a Giroscópio Filmes, atendendo ao Chamado Criativo para a produção de uma campanha em formato PSA (Public Service Announcement), que tem como objetivo a mobilização social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *