Alunos de Salto participam de contação de histórias folclóricas e oficinas de criação de fantoches

Os alunos do CEMUS III – Profº João Batista César irão se divertir com histórias como Saci Pererê, Pedro Malazarte, contos populares e lendas indígenas que fazem parte do folclore brasileiro. No dia 9 de outubro o projeto “Contos e Caraminholas” vai levar até a escola contações de histórias folclóricas e oficinas de criação de fantoches, atividades gratuitas para cerca de 50 alunos.

O Núcleo Interdisciplinar de Narradores e Agentes Culturais (NINA) e o contador de histórias Ulisses Junior utilizam a entonação da voz, o figurino e muita criatividade para envolver os alunos e despertar suas emoções, possibilitando transportá-las para o mundo da fantasia. A contação de histórias busca resgatar as lendas e mitos do Folclore Brasileiro e valorizar a rica cultura popular do país e trabalhar o desenvolvimento criativo das crianças e estimular a leitura, ampliando a linguagem e o senso crítico.

Nas oficinas de criação de fantoches de retalhos os alunos irão criar seus próprios personagens inspirados nas histórias de folclore utilizando retalhos de tecidos e outros materiais. Assim, além de construir seu brinquedo, a criança pode continuar criando suas próprias narrativas em outros momentos.

O projeto “Contos e Caraminholas” é uma realização da Jatobá Cultural com recursos do PROAC – Programa de Ação Cultural, conta com o patrocínio da empresa Imerys e apoio da Secretaria Municipal de Educação de Salto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *