CORAL LÍRICO DE MINAS GERAIS interpreta composições religiosas e trechos operísticos na Igreja de Santa Tereza

Composições da tradição religiosa judaico-cristã integram o repertório do Coral Lírico de Minas Gerais em mais uma edição da série Lírico Sacro. Pela primeira vez, o corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado, sob regência do maestro Lincoln Andrade, se apresenta na tradicional Igreja de Santa Tereza e resgata o formato dos concertos europeus dos séculos XVII e XVIII, quando só voz e órgão eram permitidos nas catedrais.

O repertório reúne obras sacras de BachMozartDurufléVillaLobosBrahams entre outros, que serão acompanhadas por órgão pelo músico Hélcio Vaz do Val. Destaque para as árias O welche Lust, da ópera Fidelio, composta por Beethoven; e Intermezzo, de Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni. As peças possuem contexto sacro muito marcante e demonstram a capacidade dos compositores em inserir temas religiosos em suas obras.

Segundo o maestro Lincoln Andrade, montar o repertório com peças sacras é uma forma de evidenciar a versatilidade que tem marcado os concertos que o Coral Lírico realiza ao longo do ano. “É importante realizar apresentações como esta, porque nós mostramos a enorme versatilidade do Coral Lírico e garantimos que as pessoas conheçam diferentes e belas canções sacras”, diz.

Nessa apresentação o público poderá conferir composições poucas vezes interpretadas pelo CLMG, como Ubi Caritas, do compositor francês Maurice Duruflé. Composta em 1960, a peça faz parte de uma série que Duruflé criou sobre temas gregorianos. “Neste trabalho, Duruflé mostra o seu talento particular ao reunir elementos espirituais da melodia gregoriana num contexto polifônico”, destaca Lincoln Andrade.

Composições sacras da música brasileira, com a interpretação de Ave Maria, de Heitor VillaLobos, também ganham espaço no programa. De acordo com Lincoln Andrade, a peça sintetiza a qualidade das composições sacras nacionais. “O Villa-Lobos escreveu muitas músicas sacras, em diferentes graus de dificuldades e o trabalho dele é sempre surpreendente”, aponta.

A retomada da série Lírico Sacro teve início em agosto de 2015 e, desde então, o Coral Lírico de Minas Gerais já se apresentou nas Igrejas da Boa Viagem e de São Sebastião. Para Lincoln Andrade, esse tipo de concerto promove uma dinâmica diferente para o CLMG. “O ambiente, a acústica, o fato do coro ter surgido nas igrejas em plena idade média e a tradição da música sacra ser muito harmônica levam a mais esta atividade do Coral Lírico”, finaliza.

SERVIÇO
SÉRIE LÍRICO SACRO – CORAL LÍRICO DE MINAS GERAIS
Data: 7 de outubro
Horário: 19h
Local: Igreja de Santa Tereza
Endereço: Praça Duque de Caxias, 200, Santa Tereza
Duração: 50 minutos
Entrada gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *