Primeiro longa de ficção de Marina Person, CALIFÓRNIA integra a Premiére Brasil do Festival do Rio

Ao acompanhar sua protagonista Estela, uma adolescente de 17 anos em 1984, CALIFÓRNIA resgata as experiências vividas pela geração dos anos 80, da qual a diretora Marina Person faz parte.

“Quando escrevi meu primeiro longa-metragem de ficção, CALIFÓRNIA, minhas motivações se baseavam na necessidade que eu sinto de contar o que minha geração viveu nos anos 80. A abertura política no Brasil depois de 20 anos de ditadura, as primeiras experiências sexuais em tempos de AIDS, o pós-punk que florescia no mundo, o rock brasileiro que desabrochava. Tudo visto através do ponto de vista de uma garota de 17 anos.”, explica Marina.

CALIFÓRNIA-30Setembro2015 (4)

CALIFÓRNIA-30Setembro2015 (5)

A trama se desenrola em São Paulo e, sendo um filme de época, foram buscadas locações que preservam o estilo da década de 1980 e acontecimentos que remetem ao período, como a campanha pelas Diretas Já, o surgimento de bandas de rock nacionais, o figurino surfwear, a cultura New Wave, os darks. Toda a caracterização utilizada como forma de expressão foi resgatada. Por ser um filme sobre adolescentes na década de 80, buscou-se inspiração na estética dos filmes dessa época. Ao falar do adolescente de ontem, CALIFÓRNIA quer se comunicar, também, com adolescentes de hoje, mantendo um diálogo direto, aberto e, principalmente, sincero.

TRILHA SONORA

A música tem papel fundamental nessa ambientação dos anos 80. A trilha sonora é toda composta por artistas e bandas da época, tanto nacionais quanto estrangeiras. Não há o uso de trilha incidental, toda música vem de cancões de The Cure, David Bowie, New Order, Echo and The Bunnymen, Joy Division e as brasileiras Titãs, Paralamas, Metrô, Kid Abelha.

SESSÕES DO FESTIVAL DO RIO:

05/10 –Cinépolis Lagoon – 22h30 (Premiere Brasil, sessão para convidados)
06/10 – Cine Odeon às 16h – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro(Sessão com Debate)
07/10 – Kinoplex São Luiz 2 – 10h30
07/10 – Kinoplex São Luiz 2 – 21h30

O ano é 1984. Estela vive a conturbada passagem pela adolescência. O sexo, os amores, as amizades; tudo parece muito complicado. Seu tio Carlos é seu maior herói, e a viagem à Califórnia para visitá-lo, seu grande sonho. Mas tudo desaba quando ele volta magro, fraco e doente. Entre crises e descobertas, Estela irá encarar uma realidade que mudará, definitivamente, sua forma de ver o mundo.

ELENCO

Clara Gallo, Caio Horowicz, Caio Blat, Livia Gijon, Letícia Fagnani, Giovanni Gallo. Participações especiais: Paulo Miklos, Virginia Cavendish, Gilda Nomacce.

CALIFÓRNIA-30Setembro2015 (3)

CALIFÓRNIA-30Setembro2015 (2)

CALIFÓRNIA-30Setembro2015 (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *