Festival do Rio 2015 exibe documentário “Levante!”, produzido pelo Canal Futura

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 28 setembro, 2015 10:11

De 1 a 14 de outubro, o Festival do Rio exibirá o documentário “Levante!”, vencedor do 5º pitching DOC Futura. Inserido na mostra Fronteiras, o filme é uma produção do Canal Futura em parceria com a Modo Operante e Embaúba Produções, com direção dos cineastas Susanna Lira e Barney Lankester-Owen. A partir do recente fenômeno do uso das novas tecnologias como ferramentas de comunicação e mobilização, o documentário “Levante!” mostra como smartphones, tablets e drones tornaram-se protagonistas de movimentos sociais e políticos ao redor do globo.

Canal Futura-Festival do Rio-Levante!

“Levantes” no Brasil, México, Hong Kong e Faixa de Gaza foram registrados de forma colaborativa e, ao longo de 52 minutos, o espectador acompanha os bastidores de ações ocorridas em 2014: a cobertura da greve de funcionários da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana), no Rio de Janeiro, feita pela Mídia Ninja, em fevereiro; a “revolução dos guarda-chuvas”, amplificada pelos registros de drones, nas ruas de Hong Kong, em prol da liberdade política na ilha, em setembro; a mobilização de milhões de mexicanos em torno do desaparecimento de 43 estudantes na região de Ayotzinapa, em outubro; e a divulgação de conflitos na Faixa de Gaza por duas palestinas via redes sociais.

Inspirado no documentário, o Futura criou o aplicativo “Levante-se!”, que mapeia mobilizações sociais em todo o mundo. O app é gratuito e já está disponível para download na Apple Store.

Mais informações sobre horários e salas de exibição estão disponíveis em  http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/levante. 

Pitching DOC. Futura

O “Levante” foi vencedor do 5° pitching DOC Futura. Desde 2010, o pitching Doc. Futura convoca, todo ano, produtoras brasileiras para apresentar projetos embrionários de documentários que, de alguma forma, tenham relação com direitos humanos. Com esta iniciativa, o Futura busca coproduzir documentários que tenham um olhar mais ousado sobre esses temas, com boas histórias.

Em 2014, “De Volta”, vencedor do pitching de 2013, que acompanhou quatro dias na vida de quatro detentos no Rio de Janeiro durante a saída temporária no Natal, foi finalista do Emmy Internacional, depois de ganhar outros vários prêmios. Coproduzido pelo Canal Futura, o filme disputou o primeiro lugar da categoria documentário com produções da Suécia, Coréia do Sul e Reino Unido.

Os documentários têm participado, também, de festivais dentro e fora do país. Com uma versão para a TV, de 52 minutos, as produções contam ainda com uma versão estendida, em formato de longa metragem.

FESTIVAL DO RIO

LEVANTE!

De Susanna Lira, Barney Lankester-Owen

06/10 – Estação NET Ipanema 1 – 21h
09/10 – C. C. Justiça Federal 1 – 19h
11/10 – Cinemateca do MAM – 16h
14/10 – C. C. Justiça Federal 2 – 17h

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 28 setembro, 2015 10:11


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Dora e a Cidade Perdida

Facebook

O Clube dos Canibais
Meu Nome é Daniel