Rogério Rosenfeld e Oswaldo Giacóia Jr. discutem as fronteiras da física e da filosofia em mais um debate do ciclo “Arte & Ciência” no CCBB SP

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 22 setembro, 2015 15:08

Refletir sobre o universo e sua origem sempre foi uma preocupação da filosofia. Como está esse diálogo hoje? O que descobertas como buraco negro, matéria escura e expansão do universo sugerem ao pensamento filosófico hoje em dia? Para discutir estas questões o ciclo Arte & Ciência reúne o físico teórico Rogério Rosenfeld e o filósofo Oswaldo Giacóia Jr., no debate A Física na Fronteira da Filosofia, que acontece no dia 28 de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. A mediação do encontro é do jornalista Ricardo Bonalume Neto.

Arte & Ciência propõe a seus convidados questões estimulantes e atuais, como o futuro da inteligência artificial; o papel da memória e da imaginação no mundo contemporâneo; os dilemas éticos envolvidos nas pesquisas genéticas. Os debates do ciclo estão acontecendo no CCBB São Paulo e também nos CCBBs Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.

No CCBB São Paulo, os dois últimos encontros do ciclo, de uma série de sete, são A Ética nos Tempos da Biogenética, com a biogeneticista Mayana Zatz e o filósofo Vladimir Safatle, no dia 26 de outubro; e O Futuro do Humano, com o cientista Edgard Morya, da equipe de Miguel Nicolelis, e o artista plástico Eduardo Srur, no dia 31 de novembro.

Rogério Rosenfeld possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo, mestrado em Física, também pela USP, e doutorado em Física pela University of Chicago. É professor livre docente do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Suas áreas de atuação são a Fenomenologia de Partículas Elementares e Cosmologia. É atualmente diretor do Instituto de Física Teórica da UNESP, vice-diretor do ICTP South American Institute for Fundamental Research, presidente da comissão de área de Partículas e Campos da Sociedade Brasileira de Física, membro do Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA) e da colaboração Dark Energy Survey (DES), membro do Conselho Científico da Fundação Instituto de Física Teórica e membro do Conselho Editorial da Fundação Editora UNESP. É autor de mais de 80 artigos científicos e dos livros de divulgação: Feynman & Gell-Mann — Luz, Quarks, Ação e O CERNE da Matéria – A Aventura Científica que Levou à Descoberta do Bóson de Higgs, publicado pela Companhia das Letras, segundo lugar do Prêmio Jabuti de Ciências Exatas de 2014.

Oswaldo Giacóia Jr. é professor titular de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas, doutor pela Universidade Livre de Berlim, com pós-doutorado em Berlim, Viena e Lecce. É autor de várias obras sobre Nietzsche, Schopenhauer, Heidegger e outros clássicos da filosofia moderna e contemporânea, entre eles: Nietzsche: O Humano Entre a Memória e a Promessa, Heidegger Urgente, Nietzsche X Kant, Nietzsche como Psicólogo.

O debate Física na Fronteira da Filosofia acontece no auditório do Cinema e as senhas devem ser retiradas na bilheteria, a partir das 18h30. O CCBB São Paulo fica na Álvares Penteado 112, Centro, tel.: 3113-3651.

SERVIÇO
Ciclo: Arte & Ciência
Período: maio a novembro de 2015 – última segunda-feira do mês
Debate: A Física na Fronteira da Filosofia
Data: 28.09.2015 – Segunda-feira
Horário: 19h30
Debatedores: Oswaldo Giacóia Jr. e Rogério Rosenfeld
Classificação indicativa: 12 anos
ENTRADA FRANCA – mediante retirada de senha, distribuída a partir de uma hora antes do início do evento.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 22 setembro, 2015 15:08


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!