Sesc Santana realiza exposição “Raízes e Asas”, projeto expositivo no Sesc Vitrine, sob curadoria de Nair Benedicto

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 21 setembro, 2015 10:03

Sesc Santana realiza exposição “Raízes e Asas”, projeto expositivo no Sesc Vitrine, sob curadoria de Nair Benedicto

De março de 2015 a dezembro de 2016, o Sesc Santana realiza o ciclo expositivo “Raízes e Asas”. Sob curadoria de Nair Benedicto, a série abriga o imaginário de sete fotógrafas vindas de diversos estados brasileiros, trazendo suas indagações sobre temas como identidade, natureza, raízes, transcendência, violência e a ideia de “não lugar”, explorando os limites que permeiam o que é de dentro, de fora, do privado, do público e de si.

Ana Lira terá seu trabalho exposto entre 19 de setembro e 20 de dezembro. A fotógrafa, pesquisadora e educadora pesquisa relações de poder e canais independentes de comunicação. É articuladora do projeto Cidades Visuais e integrante do Direitos Urbanos (Recife). Participou da última Bienal de São Paulo (2014) e outras exposições coletivas em Aracaju, Recife e Amsterdã (Holanda). Neste ensaio, de andanças pelo semiárido, a artista fez descobertas importantes: deixou de lado as costumeiras fotos da indústria da seca e mergulhou nas experiências concretas que os moradores realizam.

A curadora da mostra, Nair Benedicto, foi escolhida por sua sensibilidade no trato de assuntos relativos às minorias e à posição das mulheres, dando ao ciclo de exposições um olhar considerando questões de gênero. “Para convidar as fotógrafas para o projeto pensei em trabalhos que, focalizando apenas algumas regiões do país, poderiam suscitar questões mais abrangentes, universais”, diz a fotógrafa Nair.

O projeto Sesc Vitrine torna os vidros dos muros de entrada da unidade, uma galeria a céu aberto, exibindo para o público da zona norte trabalhos de artistas contemporâneos no campo da fotografia. Um profissional é convidado para selecionar trabalhos de artistas de acordo com um eixo curatorial definido conjuntamente e, a partir dessa escolha, as exposições individuais se sucedem periodicamente.

Nair Benedicto é formada em Rádio e Televisão pela Universidade de São Paulo (USP). Foi co-fundadora do NAFOTO, responsável pelo Mês Internacional da Fotografia de São Paulo. Com quase 40 anos de carreira, voltada basicamente para o fotojornalismo,           tem obras adquiridas pelos museus MASP (SP), MAM (RJ) e MoMA (NY). Livros: Nair Benedicto: As melhores fotos (1988), A Questão do Menor (1980) e coautora de A Greve do ABC (1980). Atualmente é diretora, editora e fotógrafa da Agencia N Imagens.

SERVIÇO
Raízes e Asas
Datas: de 19/09 a 20/12, 24h por dia (galeria a céu aberto).
Sesc Santana
Endereço: Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd. São Paulo
Fachada do Sesc Santana
Área de Convivência
Livre para todos os públicos
Telefone para informações: (11) 2971-8700
Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portal sescsp.org.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 21 setembro, 2015 10:03


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!