Canal Futura comemora 18 anos de atuação dentro e fora da tela

O canal Futura chega à sua maioridade e se consolida como um canal plural, educativo e social. Para celebrar o aniversário, a programação visual do canal ganha nova roupagem a partir do dia 21 de setembro. A revisão do visual do Futura foi feita pela agência de design francesa Gédéon, que também foi responsável pela criação da logotipo e da linha de arte do Futura há 18 anos. A ideia é traduzir de forma mais lúdica e colorida a identidade do canal: diversificado, transformador e construído a muitas mãos.
Canal Futura-comemora 18 anos

“Reformulamos o figurino do canal e vamos fazer a virada em setembro. As chamadas trazem os destaques do mês em nova fonte, intitulada “brasileiro” e de característica manuscrita, refletindo os valores de humanidade, proximidade e brasilidade do Futura. Ilustrações misturadas com fotos dão um ar mais lúdico. A gente quer trazer mais emoção e essas mudanças refletem visualmente o que a gente é”, explica Lúcia Araújo, diretora do canal.

No mês de aniversário, o Futura também terá novidades na programação. A nova temporada do Cine Conhecimento apresenta uma seleção de 14 filmes latino-americanos destacados, como Medianeras, do argentino Gustavo Taretto; Cinema, aspirinas e urubus, do brasileiro Marcelo Gomes e 180 segundos, do colombiano Alexander Giraldo. Os programas “Afinando a Língua”, comandado por Tony Bellotto, e “Tempos de Escola”, apresentado por Serginho Groisman, fazem uma retrospectiva com 18 episódios que marcaram a história do canal. E antecipando as Olimpíadas, o programa “Entrevista” aborda questões como a preparação dos atletas brasileiros, a relação entre esporte e cidadania e o papel do esporte na educação do país.

No jornalismo, a novidade está na web: os programas Jornal Futura, Conexão Futura, Sala Debate e Entrevista ganham coletâneas individuais no YouTube e o telespectador passa a ter acesso ao conteúdo até duas horas após a exibição na TV. No campo da interatividade, os programas ao vivo abrem espaço para a participação do público pelo Whatsapp e pelo Periscope, aplicativo que garante mais alguns minutos de transmissão após encerramento da apresentação na TV.

Concebido para contribuir com a educação brasileira, o Futura é assistido por 40 milhões de brasileiros e mobiliza, por meio de uma atuação além da TV, mais de 2,5 mil instituições educativas e sociais que utilizam seu conteúdo audiovisual em projetos voltados para a transformação da sociedade. De acordo com a última pesquisa do instituto Datafolha, sete em cada dez educadores tem o hábito de assistir ao canal, sendo que 25% dos professores e 31% dos diretores e coordenadores declaram usar o conteúdo como apoio ao trabalho pedagógico. Eles atribuem ao Futura a ampliação da visão de mundo e do universo cultural dos alunos, bem como o estímulo à abordagem de temas transversais e a prática da pesquisa para professores e alunos. “Nossa função também é valorizar o lugar social do educador. Contamos com um conselho com mais de quatro mil professores que contribuem com sugestões e histórias para o conteúdo do canal e isso é inédito. Nenhuma TV faz isso”, conta Lúcia Araújo.

Tendo como principal bandeira a educação como agente para a transformação social, o canal lançou em 2015 uma nova campanha institucional que reforça este posicionamento. Com o mote “Futura: alimento para os inconformados”, a campanha apresenta divertidas esquetes com grandes nomes da História – como Charles Darwin, Tiradentes e Pedro Álvares Cabral -, que não se acomodaram e foram protagonistas de importantes mudanças.

A busca pela transformação social faz com que o Futura continue a atuar fora da tela com projetos de mobilização e articulação comunitária como a Maleta Futura e as Salas Futura. Neste ano, o kit “Crescer sem Violência”, que conta com a série televisiva “Que Abuso é Esse?”, atuou em três estados – Ceará, Pará e Pernambuco – no enfrentamento ao abuso sexual infantil e juvenil.

“O Futura já começou de um jeito diferente para a época que ele surgiu. Várias metodologias e tecnologias de produção foram criadas e exportadas pelo canal. Não é da natureza de TVs convencionais trabalhar conteúdos além da tela, com atividades de mobilização. E embora a gente atue em nível local, também temos inserção internacional. Fazemos pontes com instituições do exterior e já produzimos campanhas sociais em três línguas para distribuir de graça às TVs do mundo todo”, diz Lúcia.

Programação especial

Em comemoração aos 18 anos, o Futura exibe a partir de setembro uma programação que mescla clássicos da grade com estreias e novidades. Do primeiro episódio, em 1999, até os momentos mais marcantes de 2014, o “Afinando a Língua”, comandado pelo músico Tony Bellotto, traz de volta à tela 18 programas especiais com convidados como Alceu Valença, Frejat, Tulipa Ruiz, Gaby Amarantos, Leo Jaime e Guilherme Arantes. Há 10 anos no Futura, “Tempos de Escola”, apresentado por Serginho Groisman, revive o período escolar de 18 personalidades como Ivete Sangalo, Caco Barcellos, Nando Reis, Marcelo Adnet e Tadeu Schmidt.

Ponto forte do canal, os documentários são destaque na programação. O Cine Conhecimento vai exibir documentários latino-americanos e grandes clássicos em sua nova temporada. A faixa Mundo.doc vai mostrar uma série de dez documentários intitulada “Operação Mudança” sobre como transformar o mundo num lugar melhor. Para isso, a cada semana, uma família e uma equipe de voluntários são acompanhados por celebridades e filantropos para resolver alguns dos problemas mais difíceis que assolam o mundo hoje.

A sólida experiência no campo documental inspirou o Futura a buscar novas vivências e, em outubro, o canal aposta pela primeira vez na produção de conteúdo ficcional com a obra infantil “A incrível expedição ao mundo selvagem de Artur Pereira Ferreira – 11 anos”, em parceria com a Conspiração. A estreia faz parte da programação especial de Dia das Crianças, em outubro.

Mundo.doc (Operação Mudança)
Estreia: 3 de setembro (quinta-feira)Exibição: quintas-feiras, 21h
Reprises: sábados, às 1h30
Duração: 60 min
Classificação: livre

Cine Conhecimento
Estreia: 5 de setembro (sábado), às 22h
Exibição: sábados, 22h
Reprises: domingo, 22h

Entrevista “Esporte, cidadania e formação do atleta”
Estreia: 7 de setembro (segunda-feira)
Exibição: de segunda à sexta-feira, às 20h30
Duração: 15 minutos
Classificação: livre

Afinando a Língua
Estreia: 22 de setembro (terça-feira)
Exibição: às terças-feiras, às 23h30
Reprises: quartas-feiras, 13h30, e sábados, 21h
Duração: 30 minutos
Classificação: livre

Tempos de Escola
Estreia: 24 de setembro (quinta-feira)
Exibição: às quintas-feiras, 23h30
Reprises: sábados, 2h30
Duração: 30 minutos
Classificação: livre

One Reply to “Canal Futura comemora 18 anos de atuação dentro e fora da tela”

  1. Na capanha que esta passando no rádio sobre o trânsito onde a pessoa indaga como todo mundo se conforma com a situação caótica dele, mas a pessoa pega o carro e sai da mesma forma, como todo mundo! E aí, o que ela faz para melhorar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *