Sexta edição do projeto ‘Circuito Cine Curta’ leva o cinema para as escolas do RJ

A edição de 2015 do Circuito Cine Curta, que acontece de 15 de setembro a 9 de outubro, pretende seguir a bem sucedida cartilha do projeto, beneficiando desta vez mais de 12.000 alunos. Neste ano, o projeto vai abranger 12 escolas públicas da cidade, nos bairros da Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Ilha do Governador (abaixo, a relação das escolas e as datas das exibições).

Em apenas cinco anos de existência, o Circuito Cine Curta comemora sua trajetória com números expressivos. São 58.139 expectadores, 461 sessões, 58 escolas, em 21 bairros cariocas. O projeto une cinema e pedagogia e apresenta para crianças e jovens, dos 4 aos 18 anos de idade, os melhores e mais recentes curtas-metragens da safra de filmes brasileiros. Para essa edição, foram selecionados 12 filmes, entre os gêneros de animação, ficção e documentário, que revelam para os alunos a riqueza da história e cultura do nosso país.

Na programação deste ano, que conta com 128 sessões, destacam-se vários curtas-metragens premiados em festivais nacionais e internacionais, como o documentário “Disque Quilombola” (direção: David Reeks, SP), vencedor de diversos prêmios, dentre os quais o de “Melhor Curta Documentário” no Chicago International Children’s Film Festival 2013 e no Children’s Film Festival Seattle 2013, além do Prêmio Brasil de “Melhor Filme” no 10º Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici); o curta de animação “A Ilha” (direção: Alê Camargo, DF), vencedor na categoria “Melhor Curta” no Brazilian Film Festival of Vancouver 2009, “Melhor Curta Digital” e “Prêmio Especial da Crítica” no Cine PE 2009, dentre outros prêmios; “A Última Reunião Dançante” (direção: Lisandro Santos, RS), vencedor nas categorias “Música Original” e “Melhor Curta Júri Popular” no Prêmio Historias Curtas 2012 (RS), 2º Lugar Júri Popular Mostra Teen – 6° Prêmio Brasil de Cinema Infantil/11º FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil 2013 (RJ), “Melhor Animação”, “Melhor Diretor de Animação”, “Melhor Montagem” e “Melhor Direção de Arte” no 4° Festival de Cinema Curta Amazônia 2013 (RO), dentre outras premiações.

O projeto é idealizado pela atriz e produtora cultural Juliana Teixeira, também responsável pela curadoria dos filmes; Maria Lopes, do International Latino Cultural Center- ILCC, responsável pelo International Latino Film Festival of Chicago; e Helio Velloso. Os produtores também contam com a parceria de Talita Arruda, do site Porta Curtas. A curadoria seleciona os filmes de acordo com o potencial pedagógico das obras, a adequação de suas respectivas temáticas ao universo infanto-juvenil e busca explorar a diversidade das regiões representadas.

Criado e desenvolvido pela Nova Bossa Produções Culturais, com apoio da Secretaria de Educação e Cultura do Município do Rio de Janeiro e patrocínio da Shell e Prefeitura do Rio, o principal objetivo do projeto é utilizar o cinema como uma ferramenta pedagógica, contribuindo para que os alunos tenham maior facilidade de assimilar conhecimento nas disciplinas tradicionais, além de incentivar a formação de novos públicos com capacidade crítica.

Além das exibições dos curtas-metragens, os alunos das escolas participantes são estimulados pelos professores e coordenadores a desenvolverem trabalhos sobre os filmes, de acordo com as sugestões de apostilas, roteiros pedagógicos desenvolvidos pelo projeto conforme o segmento educacional e a programação exibida. O projeto cria e desenvolve quatro apostilas correspondentes aos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Um bom exemplo do envolvimento das escolas com a iniciativa são os desdobramentos obtidos na edição de 2014, na qual foram desenvolvidos 150 trabalhos pedagógicos, entre músicas, maquetes, peças de teatro, objetos e brinquedos, além de livros de histórias.

Após cada uma das sessões, a equipe do Circuito Cine Curta promove um debate entre os alunos presentes, que participam do sorteio de um kit pedagógico (contendo camiseta, caneta, lápis, borracha, apontador, giz de cera, lápis de cor, além de uma pasta e um caderno personalizado) e votam nos seus filmes favoritos. Os alunos também são estimulados a realizarem trabalhos sobre os filmes.

Após as exibições, um grupo de curadores, formado por profissionais das Secretarias de Educação e Cultura do Estado e do Município do Rio de Janeiro, se reúne para avaliar os melhores trabalhos. A escola vencedora ganha uma festa com buffet e DJ para todas as crianças, jovens e para o corpo docente da escola, que ainda recebe um troféu.

O Circuito Cine Curta começou em 2010, quando Juliana Teixeira percebeu uma carência cultural – principalmente na área cinematográfica – em determinadas regiões da cidade e resolveu levar o cinema, num primeiro momento, às praças públicas de regiões carentes, através do “Projeto Curta na Praça”, criado em 2008. “Nosso objetivo ao levar os filmes brasileiros para dentro de sala de aula é mobilizar os alunos e o corpo decente, unindo de forma criativa educação e cultura, assim formando plateias participativas e críticas”, ressalta Juliana.

Sessões do Circuito Cine Curta

15 de setembro – E.M. Sérgio Buarque de Hollanda – Barra da Tijuca
16 e 17 de setembro – E.M. Conjunto Praia da Bandeira – Ilha do Governador
18 de setembro – E.M. Madre Tereza de Calcutá – Jacarepaguá
21 de setembro – E.M. Dunshee de Abranches – Ilha do Governador
22 de setembro – E.M. Cuba – Ilha do Governador
24 e 25 de setembro – C.E. Vicente Jannuzzi – Barra da Tijuca
28 de setembro – E.M. Rodrigo Otávio – Ilha do Governador
29 e 30 de setembro – Colégio Brigadeiro Newton Braga – Ilha do Governador
1º de outubro – C.E. Mendes de Moraes – Ilha do Governador
2 de outubro – E.M. Leonel Azevedo – Ilha do Governador
5 e 6 de outubro – E.M. Frederico Trotta – Barra da Tijuca
9 de outubro – E.M. Cândido Portinari – Ilha do Governador

Escolas: 12
Sessões: 128
Público estimado (alunos e professores): 12.000 espectadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *