Semana Move Brasil reúne mais de cinco mil atividades gratuitas em todo o país

O Brasil está a 11 meses de sediar o maior evento esportivo do planeta: os Jogos Olímpicos Rio 2016. Ao mesmo tempo, pesquisa do Ministério do Esporte de julho de 2015 aponta que 67 milhões de brasileiros, com idades entre 14 e 75 anos, são sedentários. Justamente com a proposta de aumentar o número de brasileiros praticantes de esportes e atividades físicas até o final do ano olímpico, foi criada em 2012 a campanha Move Brasil. Entre os dias 19 e 27 de setembro, a campanha realiza a sua principal ação em âmbito nacional: a Semana Move Brasil.

O evento chega à sua terceira edição e reunirá – em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal – uma programação diversificada, em sua maioria gratuita, composta por aulas abertas, oficinas, bate-papos, apresentações esportivas,passeios ciclísticos, além de encontros com atletas ídolos do esporte nacional. A ideia é evidenciar a importância da prática regular de esportes e atividades físicas e possibilitar às pessoas encontrarem a modalidade com a qual mais se identificam.

“A Semana Move Brasil é um momento importante para contagiar o maior número de pessoas para que descubram o prazer na prática de um esporte ou atividade física, além de agregar novos movedores. Acreditamos que quanto mais ampliada a rede de parceiros mais a mensagem do Move Brasil conquistará a relevância devida”, afirma Ana Paula Feitosa, coordenadora do Move Brasil.

O público pode compartilhar suas experiências em fotos e vídeos nas redes sociais, usando a hashtag #EuMeMovo. Além disso, é possível ver fotos e vídeos do público no site movebrasil.org.br e na página no Facebook: facebook.com/campanhamovebrasil.

MOVE BRASIL – É uma campanha aberta para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até 2016, expandir e facilitar a oferta de esporte em todo o Brasil. Busca-se, também, caracterizar o esporte a atividade física como algo prazeroso, que podem melhorar a qualidade de vida da população e promover o desenvolvimento social.

A campanha busca Movedores, nome dado a instituições, empresas e pessoas que se identificam com o mesmo objetivo. Durante os próximos anos, os Movedores realizarão ações conjuntas relacionadas ao esporte e atividades físicas, sempre estimulando o desenvolvimento social e respeitando os direitos e a diversidade cultural dos brasileiros. O Move Brasil foi criado em 2012 pelas seguintes instituições fundadoras: Serviço Social do Comércio (Sesc), Ministério do Esporte, Ministério da Saúde, Associação Cristã de Moços (ACM/YMCA), os Atletas pela Cidadania, a Autoridade Pública Olímpica (APO) e a Associação Internacional de Esporte e Cultura (ISCA).

SEMANA MOVE BRASIL 2015

Programação  Sesc São José dos Campos – SP

Seminário de Educação Física Escolar
Dias 18 e 19, sexta, das 9h às 13h, sábado, das 10h às 17h30.

O encontro pretende abordar a Educação Física Escolar como base e motivação para que crianças e jovens tornem-se adultos mais ativos.  Visa proporcionar a reflexão da teoria e prática, apresentando novas possibilidades de atuação frente aos atuais desafios. Objetiva, sobretudo contribuir para que professores atuem como mediadores na construção coletiva do conhecimento e gosto pela prática de atividades físicas, recreativas e esportivas, para além dos muros da escola.

Para graduandos e professores de Educação Física. Com Mauro Betti, Doutor em Educação Física pela Unicamp.

Com Roberto Paes, doutor em Educação Física pela Unicamp.

O Seminário acontece no Auditório do Sesc. Vagas limitadas. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento, de 1 a 12/09. Recomendação etária 18 anos.

Workshop 1

Jogos Cooperativos no Contexto Escolar.
Dia 18, sexta, às 14h30.

O Workshop vai apresentar os Jogos Cooperativos e sua aplicação na Educação Física Escolar, como ferramenta para promover o exercício da convivência e o trabalho em equipe entre os alunos.

Com Roberto Gonçalves Martins, co-focalizador do laboratório de Pedagogia da Cooperação, Professor de Educação Física, Mestre em Psicologia de Educação pela PUC – SP e Docente dos cursos de Pós Graduação em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Cooperativas.

O workshop acontece no Espaço Corpo e Arte do Sesc. Vagas limitadas. Grátis. Inscrições de 01 a 12 na Central de Atendimento. Recomendação etária 18 anos.

Workshop 2

Pedagogia do Esporte
Turma 1, dia 18, sexta, às 14h30. Turma 2, dia 19, sábado, às 10h30. 

O Workshop pretende refletir sobre os procedimentos pedagógicos nos processos de iniciação e treinamento em esporte; discutir novas tendências desta prática levando em conta as múltiplas possibilidades do fenômeno.

Com Roberto Rodrigo Paes. Graduado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996).

Atualmente é Professor Titular pela Universidade Estadual de Campinas. Líder do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (GEPESP).

O workshop acontece no Ginásio do Sesc. Vagas limitadas. Grátis. Inscrições de 01 a 12 na Central de Atendimento. Recomendação etária 18 anos.

Workshop 3

Jogo, estratégias de Ensino e Conteúdos da Educação Física Escolar
Dia 19, sábado, às 14h30.

O jogo pode ser ao mesmo tempo, conteúdo da Educação Física e estratégia didático-pedagógica para o ensino de outros conteúdos próprios, tais como o esporte, atividade rítmica, lutas e ginásticas.

Com Marcos Roberto So. Graduado em Educação Física pela UNESP e Mestre em Educação pela UNESP. Atualmente é Professor da Faculdade Orígenas Lessa (FACOL). Membro do Grupo de Pesquisa “Estudos Socioculturais, Históricos e Pedagógicos da Educação Física.

A atividade acontece no Ginásio do Sesc. Vagas limitadas. Grátis. Inscrições de 01 a 12 na Central de Atendimento. Recomendação etária 18 anos.

Festival Sesc de Ginástica Rítmica
Com escolas convidadas
Dia 20, domingo, às 15h.

Festival de Ginástica que reúne crianças e jovens dos centros esportivos da Prefeitura e escolas convidadas para um momento de confraternização e troca de experiências.

A atividade acontece no Ginásio do Sesc. Grátis. Recomendação etária Livre.

Move Empresa
Blitz da Saúde
Com VMN Assessoria Esportiva
Dias 22 e 23, terça e quarta, das 09h às 18h.

Intervenção em diferentes empresas de comércio, bens e serviços com avaliação física e postural, com a proposta de orientar os funcionários para a prática da atividade física. Após a avaliação, será distribuído aos participantes o Programa de Treinamento Move Brasil Corridas.

Grátis. Recomendação etária 14 anos.

Como Você se Move?
Com Daniel Guth, diretor da Ong Ciclocidade/SP
Dia 23, quarta, às 19h30.

Bate-papo sobre mobilidade urbana e a utilização das bicicletas como meio de transporte.

No encontro será possível conversar sobre o plano de mobilidade urbana de São José dos Campos.

O bate-papo acontece no Auditório do Sesc. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência. Recomendação etária 16 anos.

Balada Aquática
Com Instrutores do Sesc
Dias 23 e 24, quarta e quinta, às 20h.

Aula dinâmica e descontraída com música ao vivo que combinam atividades recreativas, exercícios de coordenação e ritmos.

As aulas acontecem na Piscina do Sesc. Grátis. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Para participar é necessário ter a Credencial Plena do Sesc e exame dermatológico atualizados. Recomendação etária 12 anos.

Passeio Ciclístico Noturno
Dia 24, quinta, às 20h.

Evento com o objetivo promover a prática de esporte e atividade física com foco na mobilidade urbana e o uso da bicicleta como meio de transporte seguro.

Antes da saída, às 19h, será realizada a oficina de customização das bicicletas com luzes de Leds, para os participantes.

O encontro tem inicio na Praça do Sesc. Grátis. Vagas limitadas. Inscrições de 05 a 15 na Central de Atendimento. Recomendação etária 12 anos.

Triatlon de Equipe
Com Instrutores do Sesc
Dia 26, sábado, das 10h30 às 12h30

Adaptação da prova de triátlon, com equipes de três participantes, na qual cada um realizará uma das três etapas da prova: 5km de bicicleta, 2,1km de corrida e 250m de natação.

Serão premiados as três primeiras equipes e os três melhores tempos em cada modalidade. Necessário apresentar atestado médico de aptidão física e exame dermatológico para a etapa de natação.

Sala de GMF, Parque Santos Dummont e Piscina. Vagas limitadas. Grátis. Inscrições de 05 a 15 na Sala de GMF. Necessário apresentar atestado médico de aptidão física e Credencial Sesc. Exame dermatológico atualizado do participante da etapa de natação. Recomendação etária 12 anos.

Oficina Bike Segura
Dia 27, domingo, às 10h30 

Dicas de ergonomia para a utilização de bicicletas, ajustes, sinalização e orientação para uma pedalada segura.

A oficina acontece na Praça do Sesc. Vagas limitadas. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento. Recomendação etária 12 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *