Orquestra Sinfônica de MG e o solista Sergio Tiempo, sob regência de Roberto Tibiriçá, interpretam Concerto para Piano Nº 1, de Chopin

Reconhecido internacionalmente como um dos melhores de sua geração, o pianista argentino-venezuelano Sergio Tiempo é o convidado da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais para a série Sinfônica em Concertosob a regência de Roberto Tibiriçá. Pela primeira vez junto à Orquestra Sinfônica de MG, Tiempo interpreta um clássico do Romantismo do século XIXConcerto para Piano     1, de Chopin, considerada uma das mais belas obras de Chopin e uma das mais complexas do repertório erudito para piano.

Nesta apresentação, Sergio Tiempo escolheu tocar uma obra de Chopin por considerá-lo um compositor que teve papel fundamental na sua formação como músico, e atualmente ainda exerce influência em sua carreira. O pianista explica que a peça exige grande técnica do solista já que os movimentos são contínuos e rápidos. “É uma peça que você não para de tocar um momento sequer. É muito bonita, tem um tom dramático, mas também é muito difícil”, revela.

Pela primeira vez ao lado da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Sergio Tiempo destaca a importância de contribuir para que diferentes públicos tenham acesso à música clássica. “É uma honra poder apresentar ao lado de uma Orquestra tão importante como é a Sinfônica de Minas Gerais e, principalmente, muito feliz em poder ajudar a atrair novos apreciadores da música clássica”, finaliza.

Concerto para Piano  é uma das mais expressivas obras do período românticoChopin escreveu dois concertos para piano, sendo que, cronologicamente, o nº1 foi o segundo a ser composto, mas o primeiro a ser editado, em 1829. Por isso, a numeração foi invertida. Concerto para Piano  1 foi composto em 1830 e é uma das últimas peças apresentadas na Polônia antes de Chopin se mudar definitivamente para a França. A primeira apresentação aconteceu em 11 de outubro de 1830, em Varsóvia, tendo o próprio compositor como solista.

Natural da Venezuela, Sergio Tiempo mudou-se, ainda criança, para a Argentina. O primeiro contato com o piano foi aos três anos de idade, quando iniciou suas aulas no instrumento. Aos quatro anos, começou a se apresentar em recitais de música e em programas de tevê, na Argentina. A primeira aparição internacional foi aos sete anos, no Festival Menton, na França. Além de ter sido influenciado por grandes nomes da música, também foi orientado por Martha ArgerichNelson Freire e Nikita Magaloff. No currículo, alguns dos mais importantes prêmios, como o Alex De Vries, e concertos em diversas casas dedicadas à música clássica, a Philharmonie de Berlim e Palais de BeauxArts Bruxelles,

Ainda no repertório do concerto serão executadas Polonaise Militaire, também de Chopin, com transcrição de Glazunov, e Sinfonia  5, de Tchaikovsky. Serão realizadas duas apresentações desta Série, que integram a programação comemorativa dos 45 anos da Fundação Clóvis Salgado, celebrados em 3 de setembro.

SERVIÇO
Série SINFÔNICA EM CONCERTO
Data: 17 e 18 de setembro
Horário: 20h30
Local: Grande Teatro do Palácio das Artes
Endereço: Avenida Afonso Pena, 1537, Centro
Entrada: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)
Informações para o público: (31) 3236-7400

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *