Galeria Lume recebe o 10º Leilão Paraty em Foco

A Galeria Lume recebe em seu espaço o 10º Leilão Paraty em Foco, em parceria com o Festival Internacional de Fotografia de Paraty. Com imagens plurais, de aproximadamente 90 fotógrafos brasileiros e estrangeiros, iniciantes e consagrados, a proposta do leilão é incentivar novos colecionadores e consolidar esta importante ferramenta de financiamento do festival.

Seguindo uma tendência internacional em festivais de fotografia, cujos custos são parcialmente angariados por meio de leilões, o leilão pretende que artistas, colecionadores e galeristas sejam mecenas do Festival Internacional de Fotografia de Paraty.

Iatã Canabrava, idealizador e coordenador dos eventos desde seu início define: “É fundamental que um festival tenha funções adicionais que não apenas as que desenvolve durante sua realização; não uma ação perene; que sirva como agente de consolidação em redes, movimentos e grupos com ações durante o correr do ano que culminam com a realização do mesmo. O leilão é a preparação para a festa maior; mais do que beneficente essa ação é em prol da fotografia”.

(…) O leilão é uma maneira de colocar a comunidade fotográfica em prol de uma iniciativa tão importante quanto esse festival, sobretudo na questão do financiamento, que é sempre um desafio para os projetos culturais no país.”, comenta Isabel Amado, uma das organizadoras do evento. Entre os fotógrafos que doaram trabalhos para serem leiloados, os brasileiros Arnaldo Pappalardo, Bruno Cals, Cássio Vasconcellos, Eustaquio Neves, German Lorca, Iatã Cannabrava, JR Duran, Miguel Rio Branco, entre outros, além dos franceses Benoit Fournier e Laurent Chéhère, o australiano Max Pam, os ingleses Martin Parr e Terry O’Neill, a americana Maxi Cohen, entre diversos outros nomes.

Sobre o evento, Paulo Kassab Jr., diretor cultural da Galeria Lume, comenta: “A ideia da parceria é juntar forças principalmente em relação a nossa rede de compradores, que já demonstram um crescente interesse por fotografia.”. O galerista ainda destaca que o leilão vai ao encontro do programa de formação de público desenvolvido pela galeria, através do qual são oferecidos cursos e outras atividades, sob a coordenação do curador Agnaldo Farias. Além da Lume, estão colaborando com obras para o 10º Leilão Paraty em Foco as galerias 1500 Babilônia, Arte 57, Central Galeria, DOC Galeria, Galeria da Gávea, Galeria Leme, Galeria Marsiaj Tempo, Emma Thomas, Paralelo Galeria e Zipper Galeria. Esse ano o leilão também contará com lotes de livros raros, como o da artista Rosângela Rennó, um exemplar do livro Yanomami, de Claudia Andujar e o livro Valparaíso, do chileno Sergio Larrain

Com esta iniciativa, a Galeria Lume, o Festival Internacional de Fotografia de Paraty e os demais participantes do 10º Leilão Paraty em Foco contribuem para que a fotografia alcance um elevado estágio de maturidade diante do mercado, estimulando o colecionismo de imagens tanto por novos interessados como por colecionadores experientes.

SERVIÇO
Evento: 10º Leilão Paraty em Foco
Organização: Festival Internacional de Fotografia de Paraty
Curadoria: Iatã Cannabrava, Isabel Amado e Paulo Kassab Jr.
Coordenação: Felipe Hegg e Victoria Zuffo
Leiloeiro: Aloisio Cravo
Data Leilão: 3 de setembro de 2015, quinta-feira, às 21h

Exposição: 21 de agosto a 2 de setembro – das 10 às 19h (exceto domingo)
Local: Galeria LUME
Endereço: Rua Gumercindo Saraiva, 54 – Jd. Europa – São Paulo, SP
Tel.: (11) 4883-0351

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *