CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe o espetáculo Amores Difíceis, da Súbita Companhia de Teatro

Estreia na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, em 10 de setembro (quinta-feira), o espetáculo Amores difíceis, da Súbita Companhia de Teatro, de Curitiba. Na peça, quatro atores buscam referências em cenas teatrais clássicas de autores como William Shakespeare, Federico García Lorca e Anton Tchecov para encenar o conto Aventura de um esposo e uma esposa, de Ítalo Calvino – que narra o dia a dia de um casal que praticamente não se encontra. Pela primeira vez no Rio de Janeiro, o grupo fará seis apresentações até o dia 19 de setembro, de quinta a sábado, sempre às 19h.

Em Amores difíceis, os artistas falam sobre o amor e criam um jogo que questiona os limites entre realidade e ficção, entre personagens e atores. “Buscamos redimensionar o cotidiano colocando uma lente de aumento nos pequenos gestos da nossa rotina. Olhamos para o amor e seus embates com a liberdade que o tema carrega, na tentativa de considerá-lo como algo a ser descoberto”, define Maira Lour, que assina a direção e dramaturgia.

A passividade e a dureza presentes em A gaivota, de Tchecov, em contraponto com a passionalidade e a fúria de Bodas de sangue, de García Lorca, permeiam o espetáculo e geram reflexões nos próprios atores em cena. Afinal, o que realmente sabemos sobre o amor?

A abordagem de um tema tão comum nas artes revela o desafio de compreender sua amplitude de uma forma autoral. A assinatura cênica da Súbita Companhia de Teatro imprime autenticidade à poética do espetáculo, que é marcada pela pesquisa continuada em teatro físico e dramaturgia do gesto.

O premiado cenógrafo Fernando Marés e o iluminador Beto Bruel criam ambientes que demarcam a realidade e a ficção. Uma grade de luz sobre um pequeno palco angulado no centro do espaço cênico revela a metalinguagem tratada no espetáculo. Ali acontecem as cenas da ficção, ponto de partida para os questionamentos que acontecem numa área externa que remete a uma sala de ensaios, mesclando os ambientes e encurtando a distância entre arte e vida.

A trilha sonora criada por Vadeco sensibiliza o público em momentos pontuais e traz atmosferas intensas, passando por sensações de frieza, paixão, rotina, desilusão e desespero presentes no cotidiano de qualquer casal.

O espetáculo estreou em 2013, em Curitiba, e participou de diversas mostras e festivais. Recebeu o prêmio de melhor iluminação no 10º Festival de Teatro da Amazônia e foi indicado ao Troféu Gralha Azul nas categorias melhor espetáculo e melhor direção (para Maíra Lour).

SERVIÇO
Espetáculo Amores Difíceis
Temporada: de 10 a 19 de setembro de 2015 (quinta-feira a sábado)
Horário: 19h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Duração: 60 min
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.
Lotação: 226 lugares (mais 4 para cadeirantes)
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Classificação Indicativa: 16 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *