MIS celebra o universo geek com megaevento gratuito

Big Geek Day terá palestras, concurso de cosplay, show com Gameboys, campeonatos videogame e diversas outras atrações durante todo o dia. O público também contará com feira gastronômica e espaço para troca de itens colecionáveis.

O MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promove um grande encontro para os fãs de cultura geek no dia 7 de setembro, segunda-feira, feriado de Independência do Brasil.

O Big Geek Day reunirá atividades como palestras sobre séries e mundo digital, campeonatos de videogame, show com a banda Gameboys e concurso de cosplay. E, para quem gosta de colecionar itensgeek, também haverá um espaço para trocas durante todo o evento na área externa, além de stands de venda da Monkix e Sorin’s Lair.

Todas as atividades são gratuitas – para as atrações no Auditório MIS (172 lugares) e Auditório LABMIS (66 lugares), é preciso retirar senha com 1h de antecedência. Confira a programação completa:

Encontro Social/Meet Up (Sala de Interfaces): 12h-19h

As atividades começam com o encontro social (MeetUp) de jogadores do grupo N-Party, que acontecerá durante todo o evento.  O encontro contará com rodadas de jogos livres de consoles Nintendo e competições dos games OmegaRuby, Alpha Sapphire para Nintendo 3DS. Somente é necessário trazer seu próprio console (3DS) para participar.

Campeonato de Super Smash Bros (Sala de Interfaces): 12h-17h

Jogadores poderão participar do campeonato de Super Smash Bros for Wii.  As informações sobre o torneio e sua forma de inscrição estão no site da organizadora, a N-Party: www.nparty.com.br. As rodadas finais do campeonato acontecem no telão do Auditório MIS, a partir das 17h.

Exibição: Star Trek the motion Picture (Auditório MIS): 12h

O filme americano de ficção científica de 1979, dirigido por Robert Wise, foi o primeiro longa-metragem baseado na série de televisão Star Trek. Quando uma misteriosa e incrivelmente poderosa nuvem chamada de V’Ger se aproxima da Terra, destruindo tudo em seu caminho, o Almirante James T. Kirk assume o comando de sua antiga nave estelar, a USS Enterprise, para liderar uma missão para salvar o planeta e determinar as origens de V’Ger.

Lançamento e-book Jogos Digitais: Como fazê-los? (Auditório LABMIS): 12h-13h

Durante o período da tarde será feito o lançamento do Ebook: Jogos Digitais: Como fazê-los?, com co-fundador e autor do livro Pérsis Duaik, seguido de uma apresentação e bate-papo.

Conversa: Comunidade  Gamer e sua Força além dos Aparelhos Eletrônicos (Auditório LABMIS) 13h30-14h30

Após o lançamento do e-book, Rodrigo Modena, idealizador do SimGAMES, conversa com membros de um dos maiores clãs brasileiros do jogo Destiny, juntamente com PérsisDuaik, sobre o tema: Comunidade Gamer e sua Força além dos Aparelhos Eletrônicos.

Concurso de Cosplay (Área externa): 15h-16h

Em parceria com a Cosplay Brasil, o concurso será realizado na área externa do museu e os participantes deverão se inscrever no local do evento, a partir das 11h. A competição será na modalidade desfile individual; portanto, não haverá a possibilidade de realizar performances no palco, somente apresentar sua fantasia. O concurso premiará os três participantes que obtiverem a maior nota dos jurados. Vagas: 30

Star Trek: espisódios Mirror Mirror e The City on the Edge of Forever (Auditório MIS): 14h30

Exibição de dois célebres episódios da série na tela de cinema do MIS com a dublagem original em postuguês. Mirror Mirror,o 4º episódio da segunda temporada, foi ao ar em 6 de outubro de 1967 e foi indicado para o Hugo Award em 1968. Um contratempo do transporte leva o Capitão Kirk e seus companheiros para um universo paralelo, onde a Enterprise serve um bárbaro Império no lugar da Federação.

The City on the Edge of Forever, 28º episódio da primeira temporada, foi ao ar em 6 de abril de 1967 e é vencedor do Hugo Award de 1968. Depois de receber uma overdose de um perigoso medicamento, o Dr. McCoy age erraticamente e desaparece pelo Guardião da Eternidade, um portal do tempo em um remoto planeta. Kirk e Spock o seguem depois de descobrirem que McCoy de alguma forma alterou o passado, apagando toda a história que eles conhecem.

Palestra Núcleo Digital  (Auditório LABMIS): 15h-16h

O Núcleo Digital é uma startup cívica que desenvolve plataformas digitais para mudar a sociedade. Somos hackers do bem que ajudam e ensinam as pessoas a usar dispositivos da internet para ter mais acesso à informação, acompanhar decisões por parte do nosso governo e, mais do que isso, ajudar a formulá-las.

Palestra Star Trek parte I (Auditório LABMIS): 16h30-17h45

Próximo de completar 50 anos, o universo ficcional de “Jornada nas Estrelas” (“Star Trek”) continua a expandir-se e tem mostrado um vigor quase inesgotável como fonte de entretenimento intelectualmente estimulante. Ao mesmo tempo, produziu um impacto indelével e transgeracional na cultura popular norte-americana e mundial.  Na primeira parte da palestra, o assunto é  abordado em 3 etapas: Introdução, Origens e Desdobramentos. Ministrante: Paulo A. Zoppi.

Show com Gameboys (área externa): 17h – 18h

A banda Gameboys, formada em junho de 2007 por alunos do curso de música da Faculdade Santa Marcelina, tem como repertório a interpretação dos temas de jogos de vídeo game que marcaram a geração dos anos 80 e que continuam contagiando em novos jogos da atualidade. No ano de 2010, a banda foi indicada pela MTV para os Novos Nomes da música instrumental brasileira. No ano de 2011 a banda venceu o concurso Game Music Brasil, na categoria melhor banda degame music nacional. Hoje, a formação da banda conta com Joel Bertolini (bateria), P. H. Mazzilli (baixo), Ricardo Marques (guitarra) e Wilson Esteves (teclados).

Palestra Sar trek parte II (auditório LABMIS) – 18h-19h

Ao recontar as origens do fenômeno e examinar suas causas, esta aula aberta voltada ao público geral propõe-se a mostrar que esse impacto não se esgota em mero efeito escapista hollywoodiano ou deslumbramento nerd. Decorre, na verdade, de um arcabouço de ideias robusto, pioneiro e ainda inigualado, que coloca Star Trek entre os raros representantes da produção comercial a oferecer oportunidade para reflexão sobre questões atemporais que nos tocam a todos e dizem respeito a cada um de nós, como indivíduos e como membros da sociedade. Ministrante: Paulo A. Zoppi.

SERVIÇO
BIG GEEK DAY
Data: 7 de setembro
Horário: 12h às 19h
Museu da Imagem e do Som – MIS
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Local: Área externa, Auditório MIS, Auditório LABMIS, sala de Interfaces
Ingresso Gratuito
Classificação etária: livre

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *