42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba – Começa mais tradicional salão de humor do Brasil

No próximo sábado, dia 22 de agosto, acontece a abertura do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. O Salão chega, em 2015, à sua 42º edição consecutiva e é o mais tradicional evento de humor gráfico do Brasil e um dos maiores do gênero no mundo. Ao todo, são mais de 50 atividades que acontecem em Piracicaba e na capital paulista. A mostra fica aberta para visitação gratuita até o dia 4 de outubro.

O Salão foi criado em 1974, em plena ditadura militar, como forma de protesto, por um grupo de jornalistas, artistas e intelectuais de Piracicaba. Com o apoio de alguns dos cartunistas mais importantes do país, como Millôr Fernandes, Zélio, Zélio Ziraldo, Jaguar e Fortuna, foi projetado nacionalmente e também no exterior.

Em 2015, a mostra principal vai contar com 429 obras selecionadas dentre as quase 3 mil inscritas por artistas gráficos de várias partes do mundo. Serão 128 cartuns, 114 caricaturas, 95 charges e 49 tiras/histórias em quadrinhos, além de 43 trabalhos com o tema “Corrupção”. Além da mostra competitiva, há mais de 20 exposições paralelas em diferentes locais de Piracicaba e na capital paulista.

Estão programados ainda lançamentos de livros e workshops, além da Caminhada com Humor (30 de agosto), do Festival Paulista de Circo (27 a 30 de agosto) e de espetáculos teatrais infanto-juvenis levados pelo projeto Diversão em Cena, da ArcelorMittal. Outro destaque é o Salãozinho, uma mostra com trabalhos de humor produzidos exclusivamente por jovens artistas, de 7 a 14 anos de idade.

O salão é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e Centro Nacional do Humor Gráfico (Cedhu Piracicaba).

SERVIÇO
42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Quando: de 22 de agosto a 4 de outubro
Horário: de terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 20h
Onde: Engenho Central, na avenida Maurice Allain – Piracicaba (SP)
ENTRADA GRATUITA

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *