IPCCIC lança documentário ‘A Equação de Tudo’ e inicia nova fase de pesquisa em busca da cidade criativa

Depois de oito meses de trabalho, os pesquisadores do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC) lançam, no próximo dia 29 (sábado), na sala de cinema do Shopping Santa Úrsula, o documentário “A Equação de Tudo”. A ação educativa tem como objetivo compartilhar o resultado da primeira fase da pesquisa realizada pelo grupo, em busca de responder “como transformar um usuário da cidade em cocriador de seu espaço”.

A questão foi colocada aos pesquisadores, quando eles trabalhavam na elaboração de um projeto de cidade criativa para Ribeirão Preto. “Logo no primeiro mês percebemos que nenhum projeto teria sucesso se não envolvesse a comunidade de maneira intensa”, explica a presidente do IPCCIC, Adriana Silva.

Tendo como referencial a base da Teoria U, uma metodologia criada nos Estados Unidos, pelo grupo do Massachusetts Technology Institute (MIT), as ferramentas disponibilizadas pelo Design Thinking e a partir da própria Tecnologia Social criada pelo grupo, os pesquisadores percorreram o trajeto do conhecimento se fazendo perguntas, levantando hipóteses, ouvindo os atores sociais da cidade, prototipando modelos de gestão criativa e organizando as primeiras conclusões que, por sua vez, sugerem novas perguntas.

“Ao final, depois de apurado exercício de escuta, o foco foi direcionado para o grande desafio de promover a conscientização do povo de uma maneira em geral”, apresenta Lilian Rosa, vice-presidente do Instituto.

Certos de que é preciso descobrir qual a equação social que, se aplicada, resultaria na transformação da sociedade para melhor, os pesquisadores resolveram organizar o conhecimento adquirido até este momento, em um vídeo. A partir dele foi iniciada um nova fase, prevista para ouvir mil pessoas das comunidades de Ribeirão Preto. “O documentário evidencia informações que muitos já sabem, mas avança fazendo uma sugestão. No final, fica um convite e algumas certezas”, explica Sandra Molina, pesquisadora envolvida no projeto.

Os membros do Instituto perceberam a necessidade de provocar a sociedade a pensar sobre seu verdadeiro papel social, por isso, interromperam a pesquisa para apresentar o documentário e foram além. “Estamos lançando também um jogo chamado ‘Cidade Criativa’. A proposta é irmos às salas de aula para promover o debate junto ao público universitário e visitarmos as comunidades já organizadas. Vamos usar os dois recursos para chamar a atenção para o tema da criação participativa”, diz pesquisadora e conselheira do Instituto Nainôra Maria Barbosa de Freitas.

O lançamento será às 9 horas, na sala 4 do Cinépolis. Os ingressos são gratuitos e limitados. Para garantir a participação é preciso confirmar presença pelo e-mail ipccic@ipccic.com.br.

Serviço:
Lançamento do documentário “A Equação de Tudo”
Data: 29/8/2015 (sábado)
Horário: às 9h
Local: Sala 4, Cinépolis Shopping Santa Úrsula (Rua São José, 933 – Higienópolis – Centro, Ribeirão Preto/ SP)
Inscrição: ipccic@ipccic.com.br
Entrada: gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *