Arthur Omar e Francisco Antonio Doria debatem Lógica e Arte no quarto encontro do ciclo Arte & Ciência

Como combinar ciência e arte, decisão e contradição? Como a lógica não-clássica (onde uma afirmação e sua negação podem ser ambas verdadeiras) lida com as decisões e como a arte pode se inspirar em tal pensamento? Essas questões devem pautar o quarto debate do ciclo Arte & Ciência, que conta com a presença do matemático Francisco Antonio Doria, da equipe de Newton da Costa, e do artista plástico e fotógrafo Arthur Omar. O encontro acontece no dia 26 de agosto, a partir das 18h30, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro.

Arte & Ciência propõe a seus convidados questões estimulantes e atuais, como o futuro da inteligência artificial; o papel da memória e da imaginação no mundo contemporâneo; os dilemas éticos envolvidos nas pesquisas genéticas; as fronteiras filosóficas da física e da cosmologia, entre outras. Os debates do ciclo estão acontecendo no CCBB Rio de Janeiro e também nos CCBBs de São Paulo, Brasília e Belo Horizonte.

Para os próximos encontros do ciclo estão confirmados o físico Rogério Rosenfeld; a biogeneticista Mayana Zatz; o cientista Edgard Morya, da equipe de Miguel Nicolelis; o poeta Antonio Cícero; a filósofa Olgária Matos; os artistas plásticos Eduardo Bonito e Lívia Diniz, da Casa Nuvem.

Francisco Antonio Doria é engenheiro-químico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutor em Física e Professor Emérito da UFRJ. Com Newton da Costa mostrou, em 1990, que não existe algoritmo para decidir se um sistema arbitrário pode exibir caos. Em 1994 resolveu, igualmente com Newton da Costa, dois dos três problemas formulados por Vladimir Arnol’d para a lista preparada em 1974, durante simpósio sobre os Problemas de Hilbert, da American Mathematical Society. No momento investiga questões sobre a matematização das Ciências Humanas.

Arthur Omar é cineasta, fotógrafo, artista plástico e escritor. Seu trabalho alia inovação tecnológica a uma grande intensidade dramática. Participou de duas Bienais de São Paulo, com a série fotográfica Antropologia da Face Gloriosa e com imagens captadas no Afeganistão. Publicou sobre suas experiências Viagem ao Afeganistão, com prefácio do filósofo italiano Antonio Negri. Entre os livros que escreveu estão O Zen e a Arte Gloriosa da Fotografia, O Esplendor dos Contrários e Lógica do Êxtase. Grande retrospectiva de seus filmes e vídeos foi apresentada no Museu de Arte Moderna de Nova York, assim com nos CCBBs do Rio e de São Paulo. Entre suas exposições, destacam-se  O Esplendor dos Contrários com paisagens em 3D, premiada com troféu da APCA; Frações da Luz, Demônios, Espelhos e Máscaras Celestiais, e Um Olhar e Sete Véus. No Oi Futuro do Rio de Janeiro apresentou Zooprismas, conjunto de 12 vídeo-instalações, apontada pelo O Globo como a melhor exposição do ano. No VídeoBrasil apresentou Dervixxx e a Trilogia Cognitiva, em projeções circulares. Seu longa-metragem Triste Trópico é considerado um clássico do cinema brasileiro. Dirigiu e produziu diversos filmes para Channel Four e ZDF Arte, como o longa-metragem Sonhos e História de Fantasmas. No Oi Futuro de Belo Horizonte, apresentou As Portas da Percepção, com fotografias e instalações. Seu novo livro, lançado em setembro de 2014 é  Antes de Ver, Um Experimento em Teoria da Imagem, um livro de teoria fotográfica com 160 fotografias inéditas.

SERVIÇO
Evento: Arte & Ciência
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Idealização/Curadoria: Beatriz Carolina Gonçalves
Debate: Lógica e Arte
Data: 26.08.2015 – Quarta-feira
Horário: 18h30 às 20h30
Debatedores: Francisco Antonio Doria e Arthur Omar
Local: Centro Cultural Banco do Brasil / Auditório 4º and.
Endereço: Rua Primeiro de Março 66, Centro
Tel.: 21 3808-2020
Classificação indicativa: 12 anos
ENTRADA FRANCA – mediante retirada de senha, distribuída com uma hora de antecedência.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *