Fundação Clóvis Salgado e BDMG Cultural premiam selecionados no 2º Edital de Estímulo ao Curta-Metragem de Baixo Orçamento

A Fundação Clóvis Salgado e o BDMG Cultural premiam, no próximo dia 19 de agosto, os vencedores do 2º Prêmio BDMG Cultural/FCS de Estimulo ao Curta-Metragem de Baixo Orçamento de 2015, nas categorias Amanhecer, voltada para diretores estreantes sem comprovada exibição pública em festivais, mostras ou televisão e Mirada, destinada a diretores experientes, com exibição comprovada em festivais, mostras ou televisão. Os vencedores receberão prêmios de 15 mil e 30 mil reais, respectivamente, para as duas categorias.

Os vencedores da categoria ‘Amanhecer’ foram RETALHO, de Hannah Serrat; e FILÉ, de Natália Reis. Na categoria ‘Mirada’, foram selecionados os projetos RASTROS, da produtora Filmes de Plástico e direção de Maurílio Martins, e CIDADE FANTASMA, de João Borges.

Após a entrega dos prêmios, os vencedores darão início à produção dos filmes, que deve ser finalizada até o dia 4 de dezembro de 2015.

Em sua segunda edição, o número de inscritos no Edital BDMG Cultural/FCS de estímulo ao Curta-Metragem de Baixo Orçamento cresceu quase 50%, de 59 em 2014 passando para 104 em 2015. A comissão de seleção ressaltou a qualidade e a diversidade dos projetos, que passaram por três etapas de avaliação entre abril e julho deste ano.

Sobre o Prêmio – O Prêmio de Estímulo ao Curta-Metragem de Baixo Orçamento busca estimular a produção cinematográfica de novos e experientes realizadores, oferecendo aos artistas a possibilidade de elaborar propostas estéticas e conceituais que utilizem ferramentas tecnológicas de produção de baixo custo e fácil acesso, de acordo com o conceito de ‘Cinema de Invenção’, estabelecido pelo pesquisador Jairo Ferreira.

Além disso, o edital vem reforçar o comprometimento da Fundação Clóvis Salgado, por meio da Gerência de Cinema, e do BDMG Cultural, com as políticas de fomento à produção cinematográfica em Minas Gerais.

Sucesso da primeira edição – Os vencedores do Edital anterior tiveram os filmes exibidos em vários festivais. Nessa edição, os vencedores da categoria AMANHECER foram Débora de Oliveira, com o filmeBoa Morte, e Gabriel Martins Alves, com Rapsódia para o homem negro. Na categoria MIRADA, venceram Mírian Aparecida Rolim, com Contas, e André de Novais Oliveira, com Quintal.

Os quatro filmes foram exibidos na abertura do 16º FESTCURTASBH e ganharam destaque no cenário mineiro e internacional. Quintal foi selecionado para a ‘Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes’ e para o Festival de Brasília; Rapsódia para o homem negro também foi selecionado para o Festival de Brasília. Boa Morte foi exibido no Festival de Cinema de Tiradentes em 2015 e no Festival de Curtas de São Paulo nesse mesmo ano.

SERVIÇO
Evento: Premiação dos selecionados no 2º Prêmio BDMG Cultural/FCS de Estimulo ao Curta-Metragem de Baixo Orçamento de 2015
Data: 19 de agosto de 2015
Horário: 11h
Local: Cine Humberto Mauro
Endereço: Av. Afonso Pena, 1537, Centro
Informações para o público: (31) 3236-7400

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *