CAIXA Cultural São Paulo recebe a exposição Patrimônio Imaterial Brasileiro – a Celebração Viva da Cultura dos Povos

Com vídeos, fotos, textos, peças de museus, manequins e objetos que retratam os 37 bens registrados como patrimônios imateriais, a exposição Patrimônio Imaterial Brasileiro – a Celebração Viva da Cultura dos Povos oferece ao público oficina de Capoeira e Jongo na CAIXA Cultural São Paulo. A Capoeira será ensinada no sábado, 22 de agosto, às 14h, por Messias dos Santos, o Mestre Meinha. Já o curso de Jongo, acontece no dia 5 de setembro (sábado), às 14h e será ministrada por Messias Freitas. A participação é gratuita, basta enviar e-mail para patrimonioculturalsp@gmail.com e aguardar confirmação.

A oficina de Capoeira vai apresentar a Capoeira Angola a partir de vídeos, fotografias da Velha Guarda da Capoeira de São Paulo e dos instrumentos de percussão utilizados na modalidade. Os participantes também terão a oportunidade de aprender alguns dos movimentos e da dinâmica das rodas. O mestre Messias dos Santos formou-se em 1972 pelo Mestre Gato Preto da Bahia, e desde então, tem viajado para diferentes Estados brasileiros e cidades da Europa para apresentar seu trabalho.

O Jongo é uma dança de origem africana, praticada ao som de tambores. Durante a oficina, Messias Freiras, vai ensinar os passos e a musicalidade da dança. Freitas pesquisa, consome e divulga danças de matriz africana, é membro do Grupo Quilombismo, professor de danças na prefeitura e na Universidade Estadual do Rio de janeiro e lidera o movimento cultural Jongo da Lapa, que tem onze anos de existência. Tem três CD’s lançados e participa de diversos eventos jongueiros no sudeste do país. Sua principal atividade é a roda mensal que acontece debaixo dos arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, toda última quinta-feira do mês. Dentre as atividades oferecidas ou com a participação de Messias Freitas estão o evento Abril Para Angola (São Paulo), Encontro Nacional de Cultura (Maranhão) e apresentação de jongo na UNESCO.

SERVIÇO
Exposição Patrimônio Imaterial – A Celebração Viva da Cultura dos Povos
Data: 25 de julho a 20 de setembro de 2015 (terça-feira a domingo)
Horário: 9h às 19h
Entrada: franca

Oficina de Capoeira com Messias dos Santos
Data: 22 de agosto de 2015 (sábado)
Horário: 14h
Duração: 180 min
Inscrições: patrimonioculturalsp@gmail.com

Oficina de Jongo com Messias Freitas
Data: 5 de setembro de 2015 (sábado)
Horário: 14h
Duração: 180 min
Inscrições: patrimonioculturalsp@gmail.com

Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Informações: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *