Cine Conhecimento apresenta filme sobre história do Padre Nazário, “Nazarin”, de Luis Buñuel

No sábado, 22/08, às 22h, o Futura exibe o filme “Nazarin”, do diretor Luis Buñuel. O longa-metragem exibe a história do Padre Nazário, que foi educado na Espanha e viveu entre os pobres, morando num cortiço miserável na Cidade do México no início do século XX. Ele não se importa de ser ali constantemente roubado, praticando a caridade dando e recebendo esmolas. Numa noite, ele acolhe a mentalmente instável prostituta Andara que esfaqueou outra mulher que a roubara. Os dois são denunciados e Andara, ao fugir com a ajuda da prima Beatriz, causa o incêndio do cortiço. O padre acaba sendo acusado e perde a batina. Ele decide então peregrinar pelos campos, continuando a viver e praticar sua bondade, seguindo em sua aventura e fuga.

Canal Futura-Cine Conhecimento-Nazarin

No domingo, 23/08, às 22h, o Cine Conhecimento reprisa “O Bruto”, também dirigido por Luis Buñuel.O filme mostra habitantes que ficam revoltados com a demolição de um bairro miserável. O proprietário dos terrenos locais envia um homem de sua confiança, Pedro, para acabar com o conflito. Acidentalmente, Pedro mata um dos moradores e vai se refugiar, ironicamente, na casa da filha da vítima. Conversando com ela, o rapaz descobre que o grande vilão do conflito é seu próprio chefe e resolve matá-lo. El Bruto, como é conhecido Pedro, se apaixona pela moça pobre, no local onde se escondera, e nada poderá detê-lo em sua jornada. Mais uma bela obra-prima do mestre do surrealismo.

Além da exibição dos filmes, o Cine Conhecimento transmite ao público informações sobre as obras, como detalhes de produção, história, curiosidades, premiações, perfil de profissionais e análise de linguagens, a fim de compreender comportamentos e diferenças culturais. Os comentários são apresentados por Lorena Calábria com a participação de convidados: a cineasta Laís Bodanzki e o crítico de cinema e DJ Marcelo Janot.

CONFIRA OS FILMES DA SEMANA NO CANAL FUTURA: 

22/08, sábado, 22h

Nazarin
Direção: Luis Buñuel
Produção: México (1959)
Classificação indicativa: 12 anos
Com Francisco Rabal, Marga López, Rita Macedo, Jesús Fernández, Ignacio López Tarso

No início do século XX, Nazarin, um padre de origem hispânica, vive em uma casa simples de um bairro pobre, em uma cidade mexicana. Numa noite, uma prostituta que foge das autoridades depois de assassinar uma colega, lhe pede abrigo. O padre a acolhe por muitos dias, até que a situação se torna insustentável e um incêndio na casa faz com que ele decida tornar-se peregrino, desfazendo-se de seus últimos bens e apegos pessoais. 

23/08 – Na madrugada de sábado para domingo, às 2h30

Choque de civilizações
Direção: Isotta Toso
Produção: Itália (2010)
Classificação indicativa: 12 anos
Com Ahmed Hafiene, Marco Rosseti, Daniele Liotti, Kasia Smutniak, Serra Yilmaz

A trama se passa no edifício Piazza Vittorio, um verdadeiro microcosmo multicultural no centro de Roma, onde convivem italianos, imigrantes e refugiados políticos. Neste antigo condomínio, os inquilinos refletem a realidade multiétnica marcada por diferenças culturais, linguísticas e religiosas, que podem tanto gerar mal-entendidos e preconceitos como abrir caminho para a solidariedade. Quando ocorre um assassinato no elevador do prédio, palco de muitas discussões, uma investigação é iniciada e o convívio entre os moradores fica ainda mais complexo. 

23/08, domingo, 22h

O Bruto
Direção: Luis Buñuel
Produção: México/Espanha(1953)
Classificação indicativa: 16 anos
Com Pedro Armendáriz, Katy Jurado, Rosa Arenas, Beatriz Ramos, Roberto Meyer

O proprietário de um conjunto habitacional popular decide demolir os prédios, e os inquilinos se unem para resistir à remoção. Para assustar os moradores e convencê-los a deixar o local, o rico locador resolve contratar os serviços de Pedro, um homem humilde e rude, por quem sua esposa é apaixonada. Pedro mata acidentalmente um dos moradores e, ao receber ajuda da filha desse homem, que não sabe que ele é o assassino de seu pai, acaba se apaixonando por ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *