​Oficinas gratuitas de artes plásticas com vagas abertas em São Bernardo do Campo

O projeto “Vem Ver” chega cidade de São Bernardo do Campo neste mês de agosto com oficinas gratuitas de artes plásticas. A primeira oficina está marcada para o dia 18 de agosto quando os alunos receberão aula técnica de processo de criação em artesanato e desenho de traço livre. As aulas se estendem até o mês de outubro, sempre às terças-feiras na Sociedade Amiga Parque Esmeralda. As inscrições estão abertas na própria sede do local e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3438-4316.

Esta atividade visa qualificar os alunos em artes plásticas para produzirem objetos comercializáveis e que gerem alguma renda. Os temas trabalhados nas oficinas serão Arte Naif, Arte Francesa e Mosaico, onde através desses conhecimentos os participantes poderão desenvolver sua capacidade para desenhar seu projeto e aplica-lo em artigos de moda (vestuário, acessórios e decoração).

Realizadas com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural) pela 3S Projetos, as oficinas contam com o patrocínio da empresa Engemet.  “Para a Engemet, é um prazer poder contribuir com um projeto como o Vem Ver. É o cumprimento de nossa missão “Uma empresa gerando riquezas” que não se aplica apenas aos sócios e colaboradores da empresa, mas também a sociedade da qual fazemos parte e acreditamos que o “Vem Ver” incorpora esse propósito muito bem”, conta Bruno Cajaiba, Diretor Estatutário da Engemet.

Para que este projeto transforme-se em um produto totalmente autoral, os alunos terão suporte para desenvolver traços de desenho, pintura, estamparia, colagem, costura e técnicas de pesquisa, de forma que possam retratar seu cotidiano, comunicar sua arte e contribuir para a expansão de nossas tradições manuais.

Cronograma das oficinas

  • Primeira aula: 18/08 – Entrega de Kit com materiais para uso nas oficinas. Apresentação do conteúdo teórico – processo de criação em artesanato e desenho de traço livre.
  • Segunda aula: 25/08 – ARTE NAIF – Pintura em tecido, confecção de bolsas de algodão, ecobags, saias-envelope/camisa.
  • Terceira aula: 01/09 – ARTE NAIF (continuação) – Pintura em tecido estampas em tecido tricoline.
  • Quarta aula: 08/09 – ARTE NAIF (continuação) desenho e construção de moldes. Confecção das peças: almofadas, ecobags, saias e colares com pedrarias.
  • Quinta aula: 15/09 – ARTE FRANCESA – confecção de almofadas com mosaico em botões, confecção de bijuterias com base em estampas de chita.
  • Sexta aula: 22/09 – ARTE FRANCESA (continuação) exercício de fixação do conceito da arte. MOSAICO (continuação) botões em almofadas e exercícios de fixação do conceito da arte
  • Sétima aula: 29/09 – Aula para conclusão de projetos atrasados, e solução de dúvidas.
  • Oitava aula: 06/10 – Palestra: orientação para criar, manter e divulgar um e-commerce. Como vender pela internet. Entrega de certificados, e encerramento festivo.
  • Exposição: 13/10 – das 14 às 18h – Evento aberto a comunidade, onde cada participante mostrará os peças e objetos produzidos durante período das oficinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *