Sesc São José dos Campos apresenta o espetáculo teatral “Cândido – O Homem do Mar Que Morreu na Terra Salgada”

Dia 15, sábado, às 20h, o Sesc São José dos Campos apresenta o espetáculo teatral “Cândido – O Homem do Mar Que Morreu na Terra Salgada”.

Dirigida pelo ator Wallace Puosso, da Companhia Mundo Teatral, a peça, que tem como gênero o teatro documentário, que transpõe histórias reais para o palco, apresenta a vida de João Cândido, o Almirante Negro, filho de escravos que cometeu o crime de acabar com a humilhação dos castigos físicos na Marinha Brasileira.

O personagem viajou por diversos países, contraiu tuberculose, e conheceu o movimento sindical dos marinheiros ingleses que o ajudou a se tornar um dos líderes da Revolta da Chibata.

“O projeto foi aprovado pelo Programa de Ação Cultural (Proac), e, desde o começo, o Calixto, (dramaturgo) propôs que fizéssemos um mergulho radical na vida de João Cândido e que não criássemos uma ficção nisso, mas que falássemos de um nome que foi importante no contexto histórico do Brasil. E, a partir disso, ele levantou livros e entrevistas. E dessa seleção das coisas que ele foi lendo ele montou esse roteiro dramatúrgico que deixa espaço para o encenador poder criar, resolver determinadas soluções cênicas em cima do que está escrito.” Ressalta o diretor Wallace Puosso.

Para o ator Osni, resgatar o cenário histórico da Revolta da Chibata é reviver uma série de questionamentos que precedem às questões raciais e que são inerentes à natureza humana.

“A Revolta da Chibata, além da questão racial, tem toda a questão social e humana. Trazer o acontecimento também faz esse questionamento ao que vivemos hoje. Como tratamos os outros, como as empresas tratam os funcionários. O que é a Chibata hoje na vida de cada um? Cada um tem a sua ferida aberta por algum motivo.” Comenta.

SERVIÇO
“Cândido – O Homem do Mar Que Morreu na Terra Salgada”
Com Companhia Mundo Teatral
Data: 15, sábado, às 20h
Sesc São José dos Campos
Endereço: Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas
Auditório
Preço: de R$ 5,00 a R$ 17,00
Recomendação etária 16 anos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *