Durante agosto, Caixa Cultural São Paulo traz mostra inédita de AKI KAURISMÄKI

A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 13 a 26 de agosto, O Cinema de Aki Kaurismäki, mostra com 17 longas e nove curtas-metragens do diretor e produtor finlandês. É a mais completa retrospectiva já apresentada sobre o cineasta que, junto com seu irmão Mika – com quem fundou a produtora Villealfa -, é responsável por um quinto da produção da indústria cinematográfica da Finlândia. A mostra, que será exibida no CAIXA Belas Artes, conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e clientes pagam meia entrada mediante pagamento com cartão do banco.

Entre os longas-metragens que serão exibidos destacam-se Contratei um Matador Profissional (1990), com o astro francês Jean-Pierre Léaud; Os Leningrados Cowboys vão Para a América (1989), o filme que tornou Aki conhecido internacionalmente e que tem participação especial do cineasta Jim Jarmush no elenco; O Homem sem Passado (2002), que ganhou o Grande Prêmio e o Prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Cannes 2002 e foi nomeado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 2003; e seu último longa, O Porto (2011), que conquistou diversos prêmios internacionais, entre eles o Prêmio Fipresci, Menção Especial – Prêmio do Júri Ecumênico e a Palm Dog (para a cachorra Laïka) no Festival de Cannes, e Melhor Filme Estrangeiro no Festival de Chicago.

Aki Kaurismäki escreve, dirige, produz e, quase sempre, edita seus filmes, que raramente excedem 90 minutos. São, geralmente, excêntricas paródias de vários gêneros – road movies, filmes noir e musicais -, muitas delas rodadas em Helsinque, capital da Finlândia. “Os filmes de Kaurismäki possuem uma atmosfera etérea, repleta de afeto e ao mesmo tempo sublinhada por um toque nonsense e divertido. A sua obra é original, surpreendente e inusitada, e confere ao finlandês a posição de um dos cineastas em atividade mais cultuado por seu público e prestigiado pela crítica mundial”, comenta João Juarez Guimarães, o curador do ciclo.

Filho de um vendedor e de uma dona de casa, Aki Olavi Kaurismäki nasceu em 4 de abril de 1957, em Orimattila, sul da Finlândia. Estudou Cinema em Helsinque e, Jornalismo em Tampere, mas desistiu dos cursos e trabalhou como carteiro e lavador de pratos antes de se tornar um respeitado crítico. Aki chamou a atenção logo com seu primeiro longa-metragem de ficção, Crime e Castigo (1983), versão livre do clássico de Dostoiévski. Neste filme de estreia como diretor, já se encontravam os elementos que caracterizam sua obra: personagens lacônicos de pessoas comuns, diálogos resumidos ao essencial para que a história seja compreensível, privilegiando a resolução da trama em termos visuais e o uso constante de planos gerais com longa duração.

Oficina:

No dia 20/08, às 14h, no CAIXA BELAS ARTES, será realizada uma oficina gratuita com o diretor de fotografia Jacques Cheuiche, que integrou a equipe de três projetos de Kaurismäki – os longas Contratei o Matador Profissional e La Vie de Boéheme e o clipe Leningrados Cowboys vão a Paris. Ao longo da oficina, Jacques exibirá e comentará as cenas dos filmes, contando curiosidades de filmagem e bastidores, e apresentará também as funções de um fotógrafo e de um operador de câmera em um set de filmagem, bem como o método de direção de Kaurismäki.

A atividade, com 114 vagas, é voltada para estudantes de cinema, comunicação e Letras.

E, dias antes dessa master class, será realizado debate a respeito da obra de Kaurismäki. Estarão na mesa o curador João Juarez Guimarães e o crítico de cinema, Filipe Furtado. Esse encontro, que terá senhas distribuídas uma hora antes de seu início, acontecerá no dia 17/08, às 15h, na CAIXA Cultural São Paulo.

SERVIÇO

Mostra O Cinema de Aki Kaurismäki
Local: CAIXA Belas Artes
Endereço: Rua da Consolação, 2423 – Consolação – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2894-5781
Data: 13 a 26 de agosto de 2015
Horários: Consultar programação
Ingressos: R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.
Lotação: 141 lugares
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Classificação Indicativa: Consultar programação
Acesso para pessoas com deficiência

Oficina com o diretor de fotografia Jacques Cheuiche

Local: CAIXA Belas Artes
Endereço: Rua da Consolação, 2423
Telefone: (11) 2894 5781
Data: 20 de agosto de 2015
Horário: 14h
Capacidade: 141 vagas
*voltada para estudantes de Cinema, Comunicação e Letras

Master class
Debate sobre a obra de Kaurismaki com o curador João Juarez Guimarães e o crítico de cinema, Filipe Furtado

Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111. 6º Andar
Telefone: (11) 3321.4400
Data: 17 de agosto de 2015
Horário: das 15h às 18h
Capacidade: 50 vagas

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *