17° Encontro de Ferreomodelismo Frateschi reúne colecionadores e admiradores de trens elétricos

Com diversos estilos, cerca de 25 maquetes estarão reunidas na Estação Ferroviária de Bebedouro (SP), no próximo dia 25 de julho (sábado), durante o 17° Encontro de Ferreomodelismo Frateschi. O evento, considerado o maior da modalidade na América Latina, acontece das 9h às 17h, e tem entrada gratuita. “Alguns colecionadores preferem caracterizar paisagens rurais onde o trem passava; outros optam por caracterizar suas cidades e o contato que tiveram com o trem quando criança; e ainda, alguns, se especializam em uma determinada ferrovia como a Cia Paulista ou Fepasa”, revela o empresário Lucas Frateschi, organizador da mostra, ao comentar sobre o perfil dos expositores.

Entre os admiradores, é possível encontrar apaixonados pela modalidade, como o presidente da Associação Bebedourense de Ferreomodelismo, Luciano Marcassa, um dos apoiadores do Encontro, junto com a Prefeitura Municipal. A entidade levará 16 maquetes e entre elas, quatro do ferreomodelista. “Sou colecionador desde 1988 e meu primeiro modelo foi da Frateschi Trens Elétricos. Era um sonho trazer a mostra para Bebedouro, para valorizar e manter viva a memória ferroviária na região”, diz.

Ele explica que levará todos os seus projetos ao local por considerar essa uma oportunidade única para a cidade. “Eu monto maquetes, vendo e coleciono porque gosto desse hobby. Me considero um saudosista e me inspiro em situações do dia a dia para projetá-las. Atualmente, estou em fase de finalização de minha mais moderna criação, porém gosto de cenas antigas, dos anos 60 a 70”, comenta.

Segundo Marcassa, um projeto inicial custa em torno de R$ 600,00, mas essa última maquete foi inspirada em um terminal de carregamento de combustível mais atual, e ele investiu cerca de R$ 2 mil. “Aprendi a gostar de trens desde pequeno, quando viajava de São Paulo para o interior, mas sempre tive miniaturas de brinquedos”, conta.

O Encontro – A exposição, que foi promovida por 16 anos seguidos, volta com força total em 2015, depois de uma pausa de dois anos. Lucas Frateschi revela que o evento promete reunir toda a família, em momentos de descontração e troca de experiências. “Com a mostra, pretendemos aproximar, cada vez mais, o trem elétrico da comunidade, um passatempo fantástico e muito acessível”, explica.

A expectativa dos organizadores é reunir entre quatro a cinco mil pessoas, de diversas faixas etárias. Além de sorteios de brindes, haverá um espaço com monitores, dedicado às crianças; exposições de maquetes de diversas dimensões de todo o país e estandes para comercialização de produtos. “A Frateschi irá levar uma maquete modular de 40 m²”, lembra.

SERVIÇO
17º Encontro de Ferreomodelismo Frateschi
Data: 25/07//2015 (sábado)
Horário: das 9h às 17h
Local: Estação Ferroviária de Bebedouro, Av Antunes – Centro
Entrada gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *