Inscrições abertas para os Encontros com o Cinema Brasileiro com o IDFA e o CPH:DOX

Estão abertas a partir desta quarta-feira, 15 de julho, até às 23h59 do dia 27 de julho, as inscrições para a segunda etapa da décima segunda edição do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro. Participarão desta etapa o Festival Internacional de Documentários de Amsterdã – IDFA, que acontece de 18 a 29 de novembro, na Holanda, e o Festival Internacional de Documentários de CopenhagenCPH:DOX, de 5 a 15 de novembro, na Dinamarca. Devido ao perfil dos eventos, totalmente dedicados ao documentário, esta etapa dos Encontros receberá apenas inscrições de filmes do gênero.

O Programa Encontros com o Cinema Brasileiro é uma iniciativa da ANCINE, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), e com o apoio do Programa Cinema do Brasil, com o objetivo de aumentar a visibilidade do nosso cinema no mercado internacional, investindo na aproximação das relações com os curadores dos principais festivais do mundo.

Os documentários inscritos na primeira etapa desta ediçao, com o Festival de Havana, serão considerados automaticamente inscritos nesta segunda etapa, sem precisar repetir o processo. Desta vez, excepcionalmente, os curadores do IDFA e do CPH:DOX não virão ao Brasil. Cada um deles selecionará, a partir do material das inscrições, doze filmes que serão avaliados pessoalmente e para os quais serão retirados os custos de inscrição nos eventos.

Inscrições 

O programa aceita inscrições de documentários de longa-metragem já finalizados e ainda inéditos fora do território nacional, ou obras em fase de finalização que já possuam corte provisório capaz de ser projetado em formato DVD ou Blu-Ray. Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição online no Portal ANCINE até o dia 27 de julho, indicando um link onde esteja disponível para visualização um teaser/trailer, com entre 2 e 5 minutos de duração, legendado em inglês. As informações das inscrições e os respectivos links serão repassados para os curadores que selecionarão doze filmes, cada, dos quais ao menos dois devem ser de associados do Programa Cinema do Brasil, parceiro institucional do programa.

Como funcionam os Encontros com o Cinema Brasileiro 

O programa Encontros com o Cinema Brasileiro foi planejado levando em conta o calendário de realização dos festivais, aumentando as chances de participação dos filmes brasileiros e, consequentemente, a inserção internacional do nosso cinema.

A participação dos festivais em cada etapa do programa é definida levando em conta o calendário de cada um, para que os encontros aconteçam no período em que está efetivamente sendo feita a escolha dos filmes que integrarão sua programação. Em edições anteriores, já vieram ao Brasil curadores de festivais internacionais de cinema como os de Cannes, Veneza, San Sebastián, Locarno, Toronto, Roterdã, Berlim, BAFICI, Sundance e Roma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *