Marcelo Greco lança livro e inaugura exposição individual homônima no MIS

Marcelo Greco promove o lançamento do livro Sombras Secas, e inaugura exposição individual homônima no MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo, com curadoria de Diógenes Moura. Composta por 35 fotografias em preto e branco – um recorte do livro -, a exposição apresenta paisagens escuras e pouco definidas, no intuito de estabelecer uma experiência sensorial e emocional com a cidade onde o fotógrafo vive, apresentando sua visão avassaladora sobre as relações humanas.

O projeto Sombras Secas propõe uma imersão na geografia interna da vida, oferece cenas de um centro urbano dissecado entre dor e prazer. As imagens de Marcelo Greco estabelecem uma forma de diálogo com o inconsciente, nos levando a um imaginário mais próximo dos sonhos, como em uma a cidade fantasiosa criada pelo espectador. O fotógrafo paulistano não pretende retratar a urbe em si, mas utiliza as imagens como agentes de provocação. “Aqui é assim: ou você entende que a cidade tem alma ou ela te engolirá nos próximos 30 segundos.”, comenta sobre a capital paulistana, onde reside. Neste contexto, o trabalho nos sugere uma reflexão sobre as relações com a metrópole, com a existência em uma sociedade ao mesmo tempo caótica e em busca de uma quase impossível harmonia. Nas fotografias, Marcelo Greco utiliza elementos visuais como reflexos, desfoque, enquadramentos assimétricos, grafismos, o que resulta em uma abordagem pessoal e única sobre o tema.

Uma criação artística é fruto sempre das interlocuções do criador com o universo que o cerca. De acordo com Diógenes Moura, Sombras Secas trata do desaparecimento do homem no ambiente construído a sua volta. “(…): às vezes a partir de uma abstração, outras vezes São Paulo sendo desvendada aos poucos, como o anúncio de uma matéria que urge em se impor e, ao mesmo tempo, desaparecer.”.

SERVIÇO
Lançamento do livro e abertura da exposição Sombras Secas
Artista: Marcelo Greco
Curador: Diógenes Moura
Abertura: 2 de julho de 2015, quinta-feira, às 19h
Período: 3 de julho a 23 de agosto de 2015
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Tel.: 11 2117 4777
Horário: Terças-feiras a sábados, das 12 às 21h; domingos e feriados, das 11 às 20h

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *