7º Encontro Paulista de Museus traz palestras com especialistas internacionais

A 7ª edição do Encontro Paulista de Museus, realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e a Associação de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), instituições da Secretaria da Cultura do Estado, em parceria com o British Council, contará com importantes nomes internacionais. De 24 a 26 de junho, o evento reunirá, em São Paulo, conferências, palestras, lançamentos de publicações relacionadas à museologia e a apresentação de “Painéis Digitais” com ações desenvolvidas por diferentes instituições.

“O Encontro Paulista de Museus é, atualmente, um dos principais eventos da área de museus no Brasil, reunindo mais de 1000 dirigentes, profissionais e estudantes paulistas e de todo o país. A cada ano, tem proposto temas atuais para o debate do setor museológico, com a participação de palestrantes renomados nacionais e internacionais”, afirma Marcelo Mattos Araujo, Secretário da Cultura do Estado de São Paulo.

Neste ano, o Encontro, traz para o Brasil, a diretora adjunta do Science Museum, de Londres (Reino Unido), Jean Franczyk, que participará de uma conferência em 24/6, das 10h45 às 12h, no auditório do Palácio dos Bandeirantes. À tarde, a partir das 13h, acontece o primeiro painel “As Memórias das Cidades: Museus, Territórios e Políticos”, que terá a presença de Marlen Mouliou presidente do Comitê Internacional de Museus de Cidade (Camoc/Icom), da Grécia.

Já no segundo dia (25/6), das 9h30 às 11h, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) ocorre a palestra de Iain Watson, diretor do Tyne & Wear Archives and Museums (TWAM). A palestra será em torno da temática “Educação em Museus e Acessibilidade Cultural”.  No mesmo dia, outro convidado de destaque será o espanhol Joán Valles, professor da Universidade de Girona, que estará no painel “Território e Públicos”, a partir das 16h, no Museu Afro Brasil, para relatar a experiência do Observatório de Educação Patrimonial da Espanha.

“O British Council é parceiro do EPM pelo terceiro ano consecutivo para colaborar com a importante política pública voltada para museus que o Estado de São Paulo realiza. A inclusão dos britânicos no evento faz parte do Programa Transform de Museus, do qual a Secretaria do Estado de São Paulo é parceira em diversas iniciativas nas quais trabalhamos juntos pela formação dos profissionais de museus, pela qualificação dos museus e pela melhoria das condições de gestão no setor museológico no estado e no país”, explica a diretora adjunta de artes, Lucimara Letelier.

Com o intuito de promover um intercâmbio cultural, as apresentações contarão com profissionais da área no Brasil. A programação atualizada do Encontro está disponível no site oficial: www.encontropaulistademuseus.org.br . As inscrições também acontecem no endereço eletrônico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *