Cana Futura exibe no próximo sábado (27) longa “Rashomon”, de Akira Kurosawa

No próximo sábado, dia 27/06, às 22h, o Cine Conhecimento do Canal Futura apresenta o longa “Rashomon” (1950), com direção do cineasta japonês Akira Kurosawa. O filme é sobre um lenhador, um sacerdote e um camponês que se refugiam de uma tempestade nas ruínas de um lugar histórico, na cidade de Rashomon. Lá, o sacerdote conta a história de um casal que passeava pelo campo, quando foi abordado por um bandido da região. A mulher foi violentada e o homem morto, sob circunstâncias misteriosas.

No domingo, 28/06, às 22h, será exibida a reprise de “Cão Danado” (1949), com direção do cineasta japonês Akira Kurosawa. O filme acontece num Japão após a II Guerra Mundial e conta a história do policial Murakami que tem sua arma roubada no ônibus. O policial vai em busca da arma e acaba percorrendo lugares frequentados por ladrões e prostitutas, e só consegue sucesso quando recebe ajuda de Sato, um detetive mais experiente.

O Cine Conhecimento

Partindo da ideia de que é possível aprender ao assistir a um bom filme, o Cine Conhecimento apresenta filmes de vários países que abordam questões históricas, antigas ou atuais. O programa ressalta técnicas, detalhes de produção, curiosidades, premiações, o perfil de profissionais e uma análise de linguagens relacionados às obras, assim como busca apresentar comportamentos e diferenças culturais a partir dos contextos apresentados. Os comentários são feitos pela jornalista e apresentadora Lorena Calábria. Nesta temporada, Lorena vai aprofundar ainda mais a discussão sobre algumas produções que vão ao ar no Futura, por meio de entrevistas. Os convidados serão a cineasta Laís Bodanzki e o crítico de cinema e DJ Marcelo Janot.

CONFIRA OS FILMES DA SEMANA NO CANAL FUTURA: 

27/06, sábado, 22h

RASHOMON
Direção: Akira Kurosawa
Produção: Japão (1950)
Classificação indicativa: 16 anos
Com Toshiro Mifune, Machiko Kyo, Takashi Shimura, Masayuki Mori

Japão, século XI. Durante uma forte tempestade, um lenhador, um sacerdote e um camponês procuram abrigo nas ruínas de um portão histórico na cidade de Rashomon. Lá, o sacerdote conta os detalhes de um crime terrível, envolvendo o estupro de uma mulher e o assassinato do marido dela, um samurai. O julgamento do bandido é mostrado em flashback, com quatro testemunhos, inclusive o do morto, através de um médium. Enquanto isso, os três homens discutem cada uma das versões. 

28/06 – Na madrugada de sábado para domingo, às 2h30

MARTHA
Direção: Rainer Werner Fassbinder
Produção: Alemanha (1974)
Classificação indicativa: 16 anos
Com Margit Carstensen, Karlheinz Böhm, Adrian Hoven, Barbara Valentin

Após a morte do seu pai dominador, a bibliotecária Martha casa-se com um rico empresário. Em pouco tempo, se torna vítima da personalidade fria, cruel e perversa de seu marido, que controla sua vida de maneira manipuladora e sufocante.

28/06, domingo, 22h

CÃO DANADO
Direção: Akira Kurosawa
Produção: Japão (1949)
Classificação indicativa: 12 anos
Com Toshirô Mifune, Takashi Shimura, Keiko Awaji, Eiko Miyoshi

No Japão pós-guerra, um jovem policial tem sua arma roubada em um ônibus. Constrangido, ele tenta desesperadamente recuperá-la, iniciando uma investigação nas favelas de Tóquio, onde se depara com a miséria de uma população que mal consegue sobreviver. Sua busca só começa a ter sucesso quando ele recebe a ajuda de um detetive mais experiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *