Canal Philos estreia em setembro documentário dirigido por João Barone

O canal pago Philos vai estrear em setembro o documentário “1942 – O Brasil e sua guerra quase desconhecida”, baseado no livro homônimo que João Barone lançou em 2013 e que conta a história da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

Barone, que vai dirigir o projeto, esteve na Itália para gravar cenas em lugares onde os brasileiros lutaram. Dividido em quatro episódios, o programa – segunda produção da Globosat criada especialmente para o serviço de video on demand – terá também diversas imagens de arquivo e entrevistas com historiadores, formadores de opinião e brasileiros que participaram do conflito.

O filme foi gravado durante oito dias em abril de 2009 e gerou cerca de 40 horas de material bruto. Durante três anos, o projeto ficou parado até que Paulo Trejes, diretor da Orbital Filmes, de Florianópolis, se interessou pelo documentário e se envolveu na montagem durante os dois anos seguintes.

Philos-1942 – O Brasil e sua guerra quase desconhecida-01

Philos-1942 – O Brasil e sua guerra quase desconhecida-02

Philos-1942 – O Brasil e sua guerra quase desconhecida-03

“A parte mais difícil foi colocar um eixo lógico na história. Tivemos de fazer uma pesquisa de como foi um dia após o outro das tropas brasileiras em solo italiano” — conta Trejes.

João Barone, junto com o irmão, João Henrique, é um entusiasta da história da participação brasileira na Segunda Guerra. Ele já lançou dois livros sobre o tema (1942 – O Brasil e sua Guerra Quase Desconhecida e A Minha Segunda Guerra) e escreveu e codirigiu o documentário Um Brasileiro no Dia D. Agora, tem três projetos à procura de financiamento: uma série documental, uma minissérie de dramaturgia e a criação de um banco de dados para reunir imagens, relatos e documentos que esclareçam essa participação brasileira na guerra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *