A MENINA DOS CAMPOS DE ARROZ primeiro longa de ficção de Xiaoling Zhu estreia nesta quinta

Escrito e dirigido por Xiaoling Zhu, A MENINA DOS CAMPOS DE ARROZ é o primeiro filme falado inteiramente em língua Dong e o primeiro longa-metragem da diretora, nativa da região. A história é contada por moradores do vilarejo, atores não-profissionais interpretando os personagens, estreia no dia 28 de maio.

A MENINA DOS CAMPOS DE ARROZ-Photos-26Maio2015-01

A MENINA DOS CAMPOS DE ARROZ-Photos-26Maio2015-02

A MENINA DOS CAMPOS DE ARROZ-Photos-26Maio2015-03

“É uma ficção pura, inspirada por fatos e personagens reais. Ele mostra a realidade de famílias cujos pais vão para cidades grandes trabalhar e os avós criam os netos, além de trabalharem nos terraceamentos de arroz. Eu nasci nesta região e queria mostrar como, no dia a dia, tradição e sociedade moderna se encontram de vez em quando, e outras vezes, não.” comenta a diretora.

Em um pequeno vilarejo na montanha, localizado no sul da China, vive A Qiu, uma menina de 12 anos de idade, que tem esperança de se tornar uma escritora e viajar o mundo. Porém, a vida é dura na província autônoma de Guangxi, lar do povo Dong, e seus sonhos parecem improváveis de se realizar. Seus pais foram para a cidade trabalhar e A Qiu e seu irmão mais novo ficam com seus avós. Eles vão para escola e ajudam a cuidar dos campos de arroz da família todos os dias. Quando a avó morre repentinamente, os pais precisam voltar para trabalhar no arrozal e a vida é uma grande luta pela sobrevivência. Por meio das anotações no diário de A Qiu acompanhamos os altos e baixos da menina durante um ano cheio de acontecimentos marcantes, ao longo das estações e temporadas de arroz. A história é contada por moradores do vilarejo, atores não-profissionais interpretando os personagens. Essa emocionante história psicológi- ca é o primeiro filme falado inteiramente em língua Dong e o primeiro longa-metragem de ficção da diretora nativa da região, Xiaoling Zhu.

Ficha técnica:

A MENINA DOS CAMPOS DE ARROZ (La Rizière)
2010 | China – França | Drama | 82 min.
Dir.: Xiaoling Zhu
Elenco: Yang Yingqiu, Xiang Chuifen, Shi Guangjin, Yang Xiaoyuan, Wu Shenming
Previsão de estreia: 28 de maio
Classificação indicativa: Livre

A MENINA DOS CAMPOS DE ARROZ-Photos-26Maio2015-04

A MENINA DOS CAMPOS DE ARROZ-Poster-26Maio2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *