“Museu do Café vai à Casa de Portinari” com atividades educativas e degustação de café

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 22 maio, 2015 10:03

O Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com o Museu Casa de Portinari, leva duas atividades para a cidade de Brodowski em celebração ao Dia Nacional do Café (24). Na ocasião, o equipamento cultural do interior recebe a “Violinha de Café”, atividade educativa voltada para o público infantil, e o projeto “Dica do Barista”, ambos realizados no dia 23 de maio, que antecede a data comemorativa.

Intitulada de “Museu do Café vai à Casa de Portinari”, a parceria tem como intuito apresentar ao público da cidade de Brodowski algumas das principais atividades realizadas pela instituição de Santos e disseminar ainda mais a cultura e história do café tanto para as crianças quanto para os adultos por meio de ações lúdicas e interativas.

No dia, as atrações têm início às 11h com a “Violinha de Café”, que se repete às 15h.  Voltada a crianças de 3 a 7 anos de idade, esta ação trabalha música e coreografia simultaneamente com o objetivo de estimular o conhecimento sobre a história e a morfologia do grão. Já o “Dica do Barista” é um projeto voltado a jovens e adultos em que os baristas do Centro de Preparação de Café (CPC) da instituição dão dicas de como se fazer um bom café em casa, além de apresentarem ao público diferentes métodos de preparo da bebida e oferecerem degustações de café gourmet gratuitamente. Esta ação acontece também em dois horários, às 13h e às 17h.

Museu Casa de Portinari – Instalado na casa onde Candido Portinari residiu durante sua infância e juventude, em Brodowski (SP), o Museu Casa de Portinari é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo que representa o marco concreto do vínculo do artista com sua terra natal, ligação que é celebrada e perpetuada em sua obra plástica e poética.

Após esforços da família do artista, do município e do Estado, o museu foi instalado e inaugurado em 14 de março de 1970. O complexo é constituído por uma casa principal, e anexos construídos em sucessivas ampliações. A simplicidade típica do interior é a maior característica do museu, que está localizado na Praça Candido Portinari, 298, e funciona de terça a domingo, das 9h às 18h, inclusive feriados.

Já o Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 6, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

SERVIÇO
Programação “Museu do Café vai à Casa de Portinari”

Violinha de café
Data: 23/05
Local: Museu Casa de Portinari
Horário: 11h e 15h
Endereço: Praça Candido Portinari, nº 298 – Brodowski – São Paulo
Faixa etária: Crianças de 3 a 7 anos
Preço: Grátis

Dica do Barista
Data: 23/05
Local: Museu Casa de Portinari
Horário: 13h e 17h
Endereço: Praça Candido Portinari, nº 298 – Brodowski – São Paulo
Faixa etária: Livre
Preço: Grátis

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 22 maio, 2015 10:03


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Angry Birds 2

Facebook

O Clube dos Canibais
Meu Nome é Daniel