CANAL BRASIL vai transmitir PRÊMIOS PLATINO DE CINEMA

Prêmios PLATINO do Cinema Ibero-americanoCriados pela associação espanhola EGEDA (Entidad de Gestion de Derechos de Produtores Audiovisuales) e pela FPICA (Federacion Iberoamericana de Productores Cinematográficos y Audiovisuales), os Prêmios PLATINO do Cinema Ibero-americano chegam à sua segunda edição, com a grande gala marcada para o dia 18 de julho em Marbella, na Espanha.

A II Gala dos Prêmios PLATINO acontecerá dia 18 de julho em Marbella, na Espanha, com transmissão para vários países, incluindo o Brasil. Por aqui, a cerimônia será transmitida pelo Canal Brasil.

A premiação teve sua primeira edição em 2014, na Cidade do Panamá, e nasceu com o objetivo de consolidar-se como um importante evento de promoção da cinematografia ibero-americana e instrumento de fomento internacional à produção de 22 países.

Este ano, 73 longas-metragens de 18 países foram pré-indicados para os diversos prêmios, e a lista final com os cinco finalistas em cada categoria será divulgada no dia 27 de maio. Entre os brasileiros pré-indicados, estão O Lobo Atrás da Porta, Hoje Eu Não Quero Voltar Sozinho, Trash, A Esperança vem do Lixo e O Sal da Terra. O anuncio dos finalistas será feito no Andaz Hotel, na cidade de Los Angeles, a partir das 15 horas do dia 27, horário de Brasília (10 horas em LA), com apresentação da atriz, cantora e compositora mexicana Alessandra Rossaldo e do jornalista Juan Carlos Arciniegas, da CNN, com as presenças do ator Eugenio Derbez, da Diretora Executiva da Egeda nos Estados Unidos, Elvi Cano, e de Gonzalo Elvira (da FIPCA).

Na sua primeira edição, o troféu de melhor filme foi para o argentino “Gloria” e a atriz brasileira Sônia Braga recebeu um Primeiro Prêmio Platino de Honra ao Cinema Ibero-americano pelo conjunto de sua carreira.

Os Prêmios PLATINO são concedidos em 10 categorias: Filme Ibero-americano de Ficção, Direção, Interpretação Masculina e Feminina, Música Original, Animação, Documentário, Roteiro e uma categoria especial – Obra Prima de Ficção Ibero-americana. Em 2015 haverá quatro novas categorias: Melhor Montagem, Direção de Arte, Fotografia e Som. Entre os jurados, há dois brasileiros: o jornalista Luiz Zanin, do Estado de São Paulo, e a professora Ilda Santiago, uma das fundadoras do grupo Estação.

A II Gala dos Prêmios PLATINO do Cinema Ibero-americano também será apresentada por Alessandra Rossaldo e Juan Carlos Arciniegas, dia 1 de Julho.

Seguindo a premissa de acompanhar o cinema brasileiro de perto aonde quer que ele vá, o Canal Brasil vai transmitir, pelo segundo ano consecutivo, a Gala dos Prêmios Platino de Cinema Ibero-Americano, a partir das 23h30 (horário de Brasília)– pela televisão e também pelo site www.canalbrasil.com.br. A equipe conta com a apresentadora Simone Zuccolotto e os comentários do jornalista Roger Lerina, a tradução simultânea de Clarisse Campelo e a direção de Darcy Burger. A transmissão de importantes premiações do cinema já faz parte da programação do Canal Brasil. Há alguns anos, o canal vem transmitindo também eventos importantes como o Festival de Cinema de Gramado e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *