Polo Audiovisual de Barra de Piraí promove a 6ª edição do Festival Internacional Estudantil de Cinema

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 20 maio, 2015 15:36

Vale do Café-Festival Internacional Estudantil de CinemaBraço educacional do Polo Audiovisual da cidade de Barra do Piraí, no interior do estado do Rio de Janeiro, a 6ª edição do Festival Internacional Estudantil de Cinema da cidade, que acontece entre os dias 24 e 30 de maio, homenageia em 2015 a atriz Letícia Spiller. O evento, que teve início em 2009, a partir da parceria entre a produtora audiovisual Mauá Filmes, a Prefeitura Municipal de Barra do Piraí e a Reluz Logística Reversa Ltda, tem como missão ampliar as possibilidades de expressão do universo infanto-juvenil, utilizando imagens e histórias.

Composto por três mostras: Local, Nacional e Internacional, o Festival proporciona o intercâmbio entre jovens de todo o mundo e promove a reflexão acerca do conteúdo a eles destinado. Entre as diversas ações e atividades, destaca-se o projeto “Luz, Câmera, Educação!”, que são oficinas de produção audiovisual em escolas públicas e privadas da cidade, voltadas aos alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. O evento também conta com oficinas de interpretação para cinema e TV, ministradas por Rai Junior, cineasta e assistente de direção da TV Globo.

Como resultado dessas oficinas, cada escola produz um curta- metragem, cujo tema é de livre escolha, favorecendo a criatividade, promovendo a pesquisa, a leitura e a escrita. Estes filmes participam da Mostra Competitiva Local e concorrem entre si em oito categorias: melhor áudio, melhor arte, melhor roteiro, melhor direção, melhor atriz, melhor ator, melhor filme júri popular e melhor filme. O julgamento é realizado por um júri especializado, composto por profissionais das áreas de cinema e educação.

Além disso, estudantes de todo o Brasil participam da Mostra Competitiva Nacional, que premia o melhor filme com um valor de R$ 2 mil, além de troféu. As três melhores escolas que participam da mostra local também recebem troféus. Este ano participam 20 escolas locais e dos cerca de 50 filmes nacionais inscritos, foram selecionados 10 para a disputa do prêmio.

Pela forma como a premiação é realizada e pela importância do evento, o Festival é carinhosamente chamado de “Oscar Estudantil Brasileiro”. A Mostra Internacional, que esse ano traz cinco filmes produzidos por jovens de várias partes do mundo, tem como objetivo promover o intercâmbio entre eles, favorecendo o aprimoramento e o enriquecimento cultural. Os filmes serão julgados pela atriz Kate Lyra, Eliane Salvatierra, o ator e apresentador Roberto Rowntree, o diretor Fernando Negrovsk e o ator André Ramiro, que participou do filme “Tropa de Elite”.

Ao longo desses cinco anos, o FestCine já apresentou 78 filmes dentro das oficinas de produção audiovisual da Mostra Local com a participação de mais de 3 mil alunos. Na Mostra Nacional foram exibidos 50 filmes selecionados entre as mais de 200 obras inscritas. E na Mostra Internacional, já passaram pelas telas do evento 25 filmes produzidos por jovens de diversos países. Além disso, cerca de 100 mil pessoas já participaram das cinco edições e puderam conhecer os trabalhos desses jovens em exibições em praça pública, gratuitamente.

“Com a certeza de que a produção de filmes nas escolas é uma importante ferramenta educacional, o Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí pretende continuar realizando sua missão, atraindo e despertando talentos dessa juventude brasileira, contribuindo, de sua forma, com a construção do Brasil que desejamos”, ressalta Roberto Monzo Filho, Secretário Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Barra do Piraí.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL – VI FESTIVAL INTERNACIONAL ESTUDANTIL DE CINEMA DE BARRA DO PIRAÍ – 24 a 30 de maio
Horário: 19h às 22h
Local: Praça Nilo Peçanha – Barra do Piraí – RJ
Contato: (24) 9 9997-0254

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 20 maio, 2015 15:36


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!