Cine Conhecimento apresenta neste sábado “Outubro”, de Sergueï M. Eisenstein e Grigori Aleksandrov

No próximo sábado, dia 23/05, às 22h, o Cine Conhecimento do Canal Futura apresenta o longa “Outubro” (1927), com a direção de Sergueï M. Eisenstein e Grigori Aleksandrov. O filme recria acontecimentos da revolução de outubro de 1917, e contou com a participação de membros do exército vermelho, soldados e marinheiros de fato, a fim de transmitir o maior realismo possível ao espectador. O longa foi produzido a pedido do Comité Central Soviético da URSS para celebrar o 10º aniversário da revolução.

Já no domingo, 24/05, às 22h, será exibida a reprise de “Ivan, O Terrível – Parte II” (1958), de Sergueï M. Eisenstein. A continuação de “Ivan, O Terrível” conta como o czar luta sozinho pela unificação da Rússia, após o envenenamento de sua esposa. Enquanto tenta expulsar invasores, Ivan precisa escapar de constantes tentativas de assassinato tramadas por diversos inimigos, como os boiardos russos e sua tia Efrosinia, que sonha com o poder nas mãos de seu filho Vladimir.

O Cine Conhecimento

Partindo da ideia de que é possível aprender ao assistir a um bom filme, o Cine Conhecimento apresenta filmes de vários países que abordam questões históricas, antigas ou atuais. O programa ressalta técnicas, detalhes de produção, curiosidades, premiações, o perfil de profissionais e uma análise de linguagens relacionados às obras, assim como busca apresentar comportamentos e diferenças culturais a partir dos contextos apresentados. Os comentários são feitos pela jornalista e apresentadora Lorena Calábria. Nesta temporada, Lorena vai aprofundar ainda mais a discussão sobre algumas produções que vão ao ar no Futura, por meio de entrevistas. Os convidados serão a cineasta Laís Bodanzki e o crítico de cinema e DJ Marcelo Janot.

CONFIRA OS FILMES DA SEMANA NO CANAL FUTURA: 

23/05, sábado, 22h

OUTUBRO
Direção: Sergueï M. Eisenstein e Grigori Aleksandrov
Produção: União Soviética (1927)
Classificação indicativa: 10 anos
Com Boris Livanov, Nikolay Popov, Vasili Nikandrov

Em tom de documentário, o filme recria acontecimentos em Petrogrado, na Rússia,  desde o fim da monarquia, em fevereiro de 1917, até o fim do governo provisório em novembro do mesmo ano. “Outubro” foi produzido em 1927 por um grupo de cineastas soviéticos, sob a direção de Serguei Eisenstein, para festejar o 10º aniversário da revolução de outubro de 1917, a pedido do Comitê Central Soviético da URSS.

24/05 – Na madrugada de sábado para domingo, às 2h30

COMO AS GAROTAS PASSARAM O VERÃO
Direção: Georgina Ridel
Produção: EUA (2005)
Classificação indicativa: 16 anos
Com Elizabeth Peña, America Ferrera, Lucy Gallardo e Steven Bauer

Nos EUA, três gerações de mulheres de uma família de origem hispânica encontram o amor por diferentes caminhos e onde menos imaginam. Blanca é adolescente, detesta os meninos de sua cidade e busca um namorado nas outras vizinhanças. Sua mãe, Rosa, é sexualmente frustrada e começa a se interessar pelo amigo do marido, um mulherengo convicto. A mãe de Rosa, dona Gallardo, às vésperas de completar 80 anos, decide comprar um carro e aprender a dirigir. Das aulas de direção com Pedro, o jardineiro local, nasce uma inesperada paixão.

24/05, domingo, 22h

IVAN, O TERRÍVEL – Parte II
Direção: Sergueï M. Eisenstein
Produção: União Soviética (1958)
Classificação indicativa: 12 anos
Com Nicolas Tcherkassov, Ludmila Tselikovskaia, Seraphina Birman

Após sua esposa morrer envenenada, Ivan encontra-se sozinho na luta pela unificação da Rússia. Enquanto tenta expulsar os invasores e consolidar seu poder através da criação de um exército pessoal, o czar precisa ainda escapar das constantes tentativas de assassinato tramadas pelos seus rivais políticos, os boiardos russos, e outros inimigos, dentre os quais está sua tia, que sonha em colocar o poder nas mãos do filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *