Sesc São José dos Campos recebe a exposição fotográfica “Elemento Latente. Dez Fotógrafos da América Latina”

No dia 19, terça, às 13h o Sesc São José dos Campos recebe a exposição fotográfica “Elemento Latente. Dez Fotógrafos da América Latina”.

Os trabalhos, que ficam na unidade até o dia 19 de julho, trazem imagens de dez autores: Gustavo Lacerda, Carolina Krieger, Marlos Bakker, Claudia Aréchiga, Karina Muench, Elena Pastor, Alejandro Cegarra, Rómulo Peña, Stefan Schmeling e Mariza Versiani, procedentes do Brasil, México e Venezuela.

As fotografias exploram diferentes perspectivas para refletir sobre o espaço público e privado, a reportagem como reivindicação e denúncia, o retrato como meio para falar do passado e sentir empatia, ou a fotografia como registro do instante.

Dentre as obras, se encontra o olhar com o Albinos, do fotógrafo brasileiro Gustavo Lacerda, que em 2009 começou a retratar albinos em várias cidades brasileiras, com um estilo direto e documental, e logo descobriu que o simples fato de levar seus modelos a um estúdio fazia com que eles assumissem um papel protagonista.

“Cada uma das obras tem uma firme proposta visual que, por meio da luz e do enquadre, consegue gerar um efeito latente que abre possibilidade de apresentar outros olhares”, ressalta a curadora, Emily Adams.

Ainda de acordo com Emily, a exposição, que já foi realizada na Casa de América em Madri, como parte da programação do Festival Photoespaña 2014, só foi realizada graças ao apoio do Sesc e do Centro Andaluz de La Fotografia.

O olhar latente de identidade

Desde seu surgimento, a fotografia se mostrou como uma técnica que promoveu rupturas que impactaram as experiências estéticas e modificaram o modo de produção artística no contexto contemporâneo. Desta forma, sua presença significativa no universo das artes visuais enseja acontecimentos como o Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais Photoespaña, que alcançou sua 14ª edição, configurando-se como um dos mais expressivos e duradouros do gênero.

A mostra Elemento Latente: Dez fotógrafos da América Latina é uma sequência da parceria estabelecida entre Sesc e La Fabrica para a edição brasileira do Festival Photoespaña.Br, realizada no Sesc Consolação, em 2013.

Naquele contexto, foi promovida uma edição do Transatlântica, programa de leitura de portfólios que resultou na seleção desta mostra, que reúne o trabalho de dez fotógrafos procedentes da América Latina.

Este recorte curatorial deixa latente a oportunidade de nos reconhecermos nas diferentes linhas estéticas dos artistas, ao evocar as relações intrincadas entre o público e o privado, chamando atenção para situações cotidianas que, em um primeiro instante, passariam despercebidas.

Com esta realização, o Sesc mantém a consonância com seu desígnio em fomentar ações de intercâmbio que valorizam a difusão cultural e ampliam o contato com as criações artísticas contemporâneas, oferecendo ao público a possibilidade de estabelecer diálogos intuitivos e sensíveis com expressões como a fotografia.

Danilo Santos de Miranda. Diretor Regional do Sesc São Paulo.

As obras ficam expostas na área de Exposição do Sesc. Grátis. Visitação nos horários de funcionamento do Sesc. Recomendação etária Livre.

SERVIÇO
Elemento Latente. Dez Fotógrafos da América Latina
Data: De 19/05 a 19/07
Sesc São José dos Campos
Endereço: Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas
Visitação nos horários de funcionamento do Sesc.
Área de Exposição.
Grátis.
Recomendação etária Livre.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *