Ribeirão Preto sedia 2º Encontro Racha de Viola

No próximo domingo (17/05), das 8h às 20h, Ribeirão Preto sediará o 2º Encontro Racha de Viola. O evento reunirá centenas de pessoas e tem o objetivo de manter viva a tradição da música sertaneja de raiz.

Na programação, 55 duplas de violeiros, de diversos estados, entre eles Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e São Paulo vão animar a festa. Algumas duplas, como Lourenço e Lorival e Zé Mulato e Cassiano, já confirmaram presença.

A comemoração será aberta por uma missa que contará com um espetáculo da Orquestra de Violeiros Mistura Boa. Um carro de boi, acompanhado de um cortejo de cavaleiros levará a padroeira, Nossa Senhora Aparecida, até o local da celebração.

Um dos destaques será a Comitiva Esteio de Aroeira, coordenada por Carlinhos Festucci, de Ribeirão Preto, que irá demonstrar as tradições dos tropeiros durante suas viagem, como, por exemplo, o preparo do café que será torrado e socado no local com o “jeitinho” artesanal e rústico. A Comitiva também irá tocar berrante. Os visitantes poderão apreciar uma exposição de antiguidades e no espaço serão vendidos artesanatos. Um motoclube aproveitará a ocasião e fará a sua tradicional reunião.

Para o organizador do evento José Carlos Oliveira do Carmo, mais conhecido como JC Viola de Ouro, o evento está sendo desenvolvido especialmente para que a nova geração conheça um pouco da cultura caipira. “Tenho lutado pela preservação deste hábito e de outras manifestações populares. É gratificante receber os pais que levam os seus filhos para que eles saibam um pouco mais sobre os costumes em que eles cresceram. Estamos preparando momentos de grande emoção para o público”, explica.

“Ribeirão Preto é uma cidade de miscigenação cultural com uma grande influência da zona rural. A música sertaneja reporta os hábitos e o legado das fazendas, revelando o sentimento caipira e atendendo as expectativas das pessoas que gostam de resgatar as suas tradições. É gratificante apoiar e manter viva a verdadeira música sertaneja, a autêntica moda de viola que fala da vida simples do campo, que é a base da nossa identidade cultural”, comenta Carminha Rezende, relações públicas do evento.

Programação

  • 8h – Missa Sertaneja
  • 10h – Inicio das apresentações
  • 20h – Encerramento
SERVIÇO
2º Encontro Racha de Viola
Data: 17 de maio – domingo
Horário: das 8h às 20h
Local: Sítio Pau D’alho – Rodovia Anel Viário Contorno Norte, Km 328 , Vila Monte Alegre
Ingressos: R$ 20
Informações: (16) 9 9226-4941/ 9 9137-5262

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *