Sesc Taubaté oferece Encontro literário com expressão as leituras da Geração Beat

O Sesc Taubaté oferece no dia 16, às 15h , um Encontro literário com expressão as leituras da Geração Beat , conduzido pelo poeta Claudio Willer.

O poeta, ensaísta e tradutor Claudio Willer, autor de Os Rebeldes: Geração Beat e anarquismo Místico (L&P, 2014) Manifestos, 1964-2010 (Azougue 2013) entre outros, aborda o tema já discutido em seus trabalhos a respeito da dimensão mística e reveladora sobre a história dos personagens-personalidades que transcenderam os próprios limites de sua época e constituíram a base para uma nova filosofia de vida e de arte.

O movimento literário de vanguarda artística que contempla também outras expressões como a música e a fotografia, é chamado Geração Beat e se formou por meio de manifestações criativas produzidas por um grupo de jovens poetas e escritores norte- americanos dos anos 50, entre eles Jack Kerouac, Allen Ginsberg, William Burroughs, Neal Cassady, Gregory Corso, Lawrence Ferlinghetti, Carl Solomon, e outros grandes nomes,  que deram origem a uma das mais originais manifestações culturais de meados do século XX. Conhecidos pela ousadia e o discurso sobre o existencialismo , deixaram como herança uma trilha permanente para a cultura e sociedade, rejeitando os padrões tradicionais e criando um novo mito, tendo como referência o misticismo.

No encontro serão evidenciadas as contribuições literárias poéticas e as visões do mundo, como a relação do movimento com o jazz e outros gêneros musicais, haverá a promoção de um debate sobre as rebeliões poéticas e atualidade da Geração Beat, inclusive sua presença no Brasil.

O evento é gratuito e para participar é necessário verificar disponibilidade de vagas na Central de Atendimento do Sesc.

Para compor a edição dedicada a Geração Beat, no dia 17, às 15h, acontecerá um Sarau Beatnik com a Banda DesReal  apresentando um repertório com o gênero  psicodélico, para o  acompanhamento das leituras dos participantes. Atividade gratuita.

SERVIÇO
Leituras da Geração Beat
com poeta Claudio Willer
Data: 16, às 15h
Sesc Taubaté
Endereço: Avenida Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha

Sarau Beatnik
com Banda DesReal
Data: 17, às 15h
Sesc Taubaté
Endereço: Avenida Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *