Museu da Vida promove exposição “Dengue” no Sesc Itaquera

Exposição rica em informações sobre a doença em universo multimídia, interativo, divertido e ilustrado, “Dengue” aborda a virose em tempo real, com acompanhamento de notícias — exibidas em um telão — em várias partes do mundo, e outras novidades sobre o tema. Organizada pelo Museu da Vida, vinculado à Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), com apoio da Sanofi desde 2013, fica em cartaz entre 8 de maio e 28 de junho e é dirigida ao público a partir de sete anos, podendo ser conferida de quarta a domingo, das 9h30 às 16h30, no Sesc Itaquera.

Entre as atividades está o “Quintal Interativo”, uma oportunidade para o visitante observar ovos e a pupa de um mosquito com uso de lupas. Na brincadeira, o observador é estimulado a descobrir possíveis criadouros do Aedes aegypti, como pneus e caixas. Uma curiosidade: um mosquito fossilizado em âmbar de cerca de 30 milhões de anos pode ser visto na mostra. Logo na entrada, o visitante é impactado com a figura de um mosquito (Aedes aegypti), de mais de 2 metros esculpido por Ricardo Fernandes. O inseto convida o visitante ao primeiro módulo, que aborda o tema da biologia dos vetores, o que é e quais os outros mosquitos que podem transmitir a dengue, entre os quais o Aedes albopictus, muito comum na Ásia. O segundo módulo é dedicado ao vírus, explicando como ocorre a multiplicação no inseto e no ser humano.

Segundo Miguel de Oliveira, curador da mostra, a dengue é uma “doença que acomete muitas pessoas, e que pode matar se não for tratada”. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que 3,9 bilhões de pessoas, estão ameaçados pela dengue, cuja epidemia atinge países da Ásia, da Oceania, das Américas e da África. Na avaliação do biólogo, é importante a “conscientização do público de que a doença pode , mas pode ser evitada com o controle do mosquito”.

No terceiro módulo, há uma série de informações sobre a doença, os principais sintomas e as complicações causadas pela dengue. O próximo é dedicado às pesquisas, com destaque para os estudos relacionados à bactéria Wolbachia (presente em várias espécies de insetos), usada para conter o vetor.

São abordadas, entre outras, as medidas para evitar sua proliferação como a campanha nacional “10 Minutos Contra a Dengue” – resultado da parceria entre Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e a Sesdec/RJ (Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil). Uma área especial com capacidade para até 15 pessoas é dedicada à exibição de vídeos. Dois documentários já produzidos e dirigidos por Genilton José Vieira, do IOC, são exibidos: “O Mundo Macro e Micro do Mosquito Aedes aegypti – Para combatê-lo é preciso conhecê-lo” e “Aedes aegypti e Aedes albopictus: uma Ameaça nos Trópicos”. O primeiro recebeu diversos prêmios internacionais, como o segundo lugar no Festival Mif-Sciences (Cuba), em junho de 2006.

A mostra traz informações sobre o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), do Ministério da Saúde (MS). Participam da iniciativa capitais e municípios de regiões metropolitanas, cidades com mais de 100 mil habitantes e com grande fluxo de turistas e de fronteira. Entre as vantagens do Levantamento, está a identificação dos criadouros predominantes e a situação de infestação do município, o que permite o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas.

A exposição é uma realização do Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz/ Fiocruz, em parceria com o IOC e a Rede Dengue/ Fiocruz. “Dengue” conta com o patrocínio da SANOFI e recebe o apoio do SESC para a montagem na cidade de São Paulo.

“Como empresa de saúde líder, entendemos que é preciso unir forças com a sociedade para enfrentar de maneira integrada e efetiva os desafios de saúde pública do País. E prevenção passa, em primeiro lugar, por informação de qualidade”, explica Cristina Moscardi, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Grupo Sanofi.

SERVIÇO
“Dengue”
Data: 8 de maio a 28 de junho
Visitação: Quarta a domingo, das 9h30 às 16h30
Local: Sesc Itaquera
Endereço: Av. Fernando do E. S. Alves de Mattos, 1.000, Itaquera, São Paulo (SP)
Gratuito
Classificação: 7 anos
Informações: (11) 2523-9200

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *