1500 Babilônia exibe Redesenhos, do fotógrafo brasileiro Edouard Fraipont

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 14 maio, 2015 17:10

1500 Babilônia exibe Redesenhos, do fotógrafo brasileiro Edouard Fraipont

1500 Babilônia exibe Redesenhos, do fotógrafo brasileiro Edouard Fraipont, composta por sete imagens e um vídeo. Nesta série inédita, o artista explora o conceito de foto-performance,em parceria com a coreógrafa e bailarina Alexandra Naudet, e propõe figuras redesenhadas pelo movimento do corpo e pela luz que nele incide.

Com a união entre fotografia e performance, em RedesenhosEdouard Fraipont atua como responsável pelo movimento da luz, enquanto Alexandra Naudet atua com o movimento do corpo. A intervenção da fotografia não somente registra uma cena, mas redesenha o corpo documentado, ao acumular traços e distintos momentos do movimento, selecionados pela iluminação. “A intenção é transgredir limites do corpo e reapresentar novas figuras como visões de um imaginário fotográfico. O corpo e a luz ‘performam’ paralelamente.”, comenta o fotógrafo. Neste trabalho, Edouard Fraipont se utiliza do recurso da longa exposição dentro de um ambiente escuro, onde o corpo em conjunção com a luz atuam e “desenham” no material fotossensível. Assim, em uma única imagem, o registro do corpo oferece um acúmulo de gestos, sendo que a luz direcionada permite selecionar e subtrair parte desse gestual, a fim de compor o desenho desejado. Outro desdobramento da mostra está no vídeo “Desenho reanimado”, no qual o artista apresenta uma animação de fotografias que trazem novamente movimento às imagens. Nesta obra, Edouard Fraipont contou com a parceria de Muep Etmo, que compôs a trilha sonora. O resultado de toda a série surpreende, ao surgirem personagens que espelham mais intenções do que aspectos próprios do mundo visível.

Ao propor uma temática recorrente em sua obra – anteriormente, sendo o próprio artista a atuar para sua câmera, outras vezes modelos ou pessoas que se autorretrataram -, um dos desdobramentos nesta mostra está em trabalhar em parceria com uma coreógrafa e bailarina, alguém que domina a técnica da performance, da expressão do corpo e da coreografia. “Assim consigo expandir as possibilidades de criação, ao desconectar a performance da luz da performance do corpo.”, conclui.

SERVIÇO
Exposição: Redesenhos, de Edouard Fraipont
Direção: Alex Bueno de Moraes
Abertura: 9 de maio de 2015, sábado, das 15 às 22h
Período: 14 de maio a 18 de julho de 2015
Local: 1500 Babilônia – www.1500babilonia.com
Endereço: Rua Marquês de Abrantes, 19, Babilônia, Leme – Rio de Janeiro
Horários: Quinta-feira a sábado, das 10 às 18h, ou por agendamento -galeria@1500babilonia.com

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 14 maio, 2015 17:10


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook