“A Vida Privada dos Hipopótamos”, assista ao teaser inédito do filme de Maíra Bühler e Matias Mariani

A Vida Privada dos Hipopótamos nos cinemas desde quinta-feira, 7 de maio conta a história de Christopher Kirk, técnico de informática americano que muda-se para Colômbia após ler um artigo sobre os hipopótamos de Pablo Escobar. Também é um filme sobre V., a misteriosa mulher colombiana por quem Kirk se apaixona durante os anos em que viveu na América do Sul e de quem fala obsessivamente.

O relato de Kirk, depoimentos de pessoas próximas a ele e a V., imagens de arquivo e dados recuperados pelos diretores no computador pessoal do presidiário compõem esse filme, cuja narrativa é construída a partir do acesso irrestrito aos arquivos pessoais de Kirk, elemento fundamental nesta trama investigativa: trocas de correio eletrônico, músicas e fotografias  fornecem a cronologia dos eventos e a comprovação dos fatos.

Tudo começa com os hipopótamos colombianos, animais que faziam parte do zoológico particular mantido pelo chefe do cartel de Medellín e que, uma vez abandonados após a prisão de Escobar, se reproduziram e criaram a única comunidade da espécie vivendo fora do cativeiro e da África. Kirk conta que decidiu viajar ao país para conhecer esse inusitado legado de Pablo Escobar.

Depois, a paixão repentina por V., a primeira colombiana com quem Kirk teve contato. Eloquente, ele narra a instabilidade de um relacionamento  conturbado e a suposta personalidade manipuladora da mulher. O tórrido caso amoroso teria influenciado na conduta que o levou à prisão em 2009, no Brasil, por tráfico internacional de drogas.

O filme é construído no esforço para desvendar Kirk e a busca das origens de seus relatos – estes representam uma compulsão narrativa, uma visão caleidoscópica da própria trajetória.

A discrepância entre as personalidades do técnico de informática e do traficante, a obscura procura por uma nova vida e a obsessão por V. permeiam todo o documentário, enquanto os diretores tentam comprovar as versões de Kirk – uma pessoa definida por um de seus amigos americanos como a encarnação de “Pinóquio”.

Sinopse: Christopher é um americano preso no Brasil: seu crime está escondido em um HD entregue a equipe do filme. Sua história envolve uma misteriosa colombiana chamada V. e os hipopótamos de Pablo Escobar.

Festivais e Prêmios:

FIDMarseille 2014 – FRANÇA
Festival Rio de 2014 (Prêmio de Melhor Montagem) – BRASIL
Mostra Internacional de Cinema de São Paulo – BRASIL
IDM 2014 – CANADA
Panorama Internacional – Coisa de Cinema – BRASIL
Cine Ceará (Prêmio da Crítica de Melhor Longa Metragem; Prêmio de Melhor Edição) – BRASIL
Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano – CUBA
Festival de Cinema Luso-brasileiro de Santa Maria da Feira 2014 (Prêmio dos Cineclubes) – PORTUGAL
Festival First Look 2015 – Museum of the Moving Image – New York – EUA

AX

AX

COMMIT

A Vida Privada dos Hipopótamos-Photos-02Abril2015-01

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *