CAIXA Cultural São Paulo inaugura a exposição “Casa Brasileira”

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 8 maio, 2015 17:10

A CAIXA Cultural São Paulo inaugura no dia 16 de maio, sábado, às 11 horas, a exposição “Casa Brasileira”, com aproximadamente 60 obras, algumas inéditas, entre croquis, plantas, fotografias, projetos e ilustrações sobre o modo brasileiro de morar.

Com curadoria de Carlos Eduardo França de Oliveira e Bruno Silveira Carvalho e fotografias de Renato Negrão, a exposição reúne nomes como Ramos de Azevedo, Vitor Dubugras, Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, Oswaldo Bratke, Vilanova Artigas, Lina Bo Bardi, Ruy Ohtake, Zigmund Zanetini, Marcos Acayaba e Hector Vigliecca, além de edificações rurais paulistas remanescentes do período colonial, como a Casa Bandeirista, construída com a técnica taipa de pilão.

“Casa Brasileira” expõe a trajetória e os desdobramentos da moradia no Brasil, ressaltando as diferentes tradições culturais e a infinidade de influências que marcaram definitivamente a cultura nacional. Um vasto cenário apresenta aos visitantes os diferentes modelos de habitação no Brasil: das moradias indígenas aos imensos casarões rurais, contrapostos às senzalas e às moradias dos agregados; as casas térreas iluminadas, que ilustram o rompimento com os padrões coloniais; os sobrados urbanos, que passaram a conciliar atividades mercantis nos térreos com as moradias dos andares superiores; e os edifícios de apartamentos, traduzidos pelo ecletismo de técnicas e formas do modernismo.

A exposição pretende explorar as múltiplas experiências do morar e suas peculiaridades no que diz respeito ao uso dos materiais, referências estéticas e organização dos espaços, trazendo ao público a percepção das renovações e das permanências que traduzem a evolução dos modos de vida e dos valores ao longo de séculos.

No dia 10 de junho (quarta-feira), às 15h, os curadores ministram palestra sobre a história e evolução da Casa Brasileira. Na mesma data será lançado o catálogo da exposição. “Casa Brasileira” fica em cartaz até 19 de julho de 2015, com visitação gratuita, de terça-feira a domingo, das 9h às 19h.

SERVIÇO
Exposição: “Casa Brasileira”
Abertura: dia 16 de maio (sábado), às 11h.
Visitação: de 16 de maio a 19 de julho de 2015
Horário: de terça-feira a domingo, das 9h às 19h
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Entrada: franca
Classificação indicativa: livre
Telefone: (11) 3321 4400
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio Caixa Econômica Federal

Palestra e Lançamento de Catálogo
Data: 10 de julho de 2015,
Horário: a partir das 14h (Palestra das 15h às 17h)
Local: CAIXA Cultural São Paulo

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 8 maio, 2015 17:10


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook