Fundação Clóvis Salgado abre inscrições para o 17º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte – FESTCURTASBH

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, abre inscrições para o 17º FESTCURTASBH, Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. A tradicional mostra de curtas-metragens já se firmou como um dos eventos mais importantes de difusão e promoção da produção cinematográfica mundial em Minas Gerais. O 17º FESTCURTASBH acontece de 18 a 27 de setembro de 2015, no Cine Humberto Mauro e em vários espaços do Palácio das Artes. A programação será composta por Mostras Competitivas e Mostras Especiais. O Festival prevê a concessão de prêmios pelo Júri oficial e pelo Júri popular. As inscrições serão recebidas até o dia 5 de junho de 2015, pelo site shortfilmdepot.com.

O Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte visa difundir a produção de filmes em curtas-metragens, além de contribuir para reflexões sobre questões da contemporaneidade, presente nos trabalhos apresentados. No ano passado, em sua 16ª edição, foram mais de 3.000 curtas inscritos, oriundos de 90 países. Em dez dias de Mostras, foram selecionados cerca de 112 filmes, exibidos para mais de 4.000 pessoas.

Segundo o gerente do Cine Humberto Mauro, Philipe Ratton, o festival oferece ao curta-metragem uma posição de destaque e valoriza essa forma de manifestação artística. “Historicamente, nós sabemos que os curtas-metragens tem uma dificuldade de distribuição e exibição, apesar de um novo espaço na televisão. Com o Festival, conseguimos movimentar essa cadeia, por meio da grande quantidade de filmes inscritos e exibidos, o que só reforça a potência desse evento no calendário da cidade. É importante também mostrar como o curta-metragem pode ser uma manifestação artística completa”, explica o gerente.

Sobre a seleção – Serão aceitos filmes com até 40 minutos de duração, de todos os gêneros – exceto filmes publicitários ou institucionais –, finalizados em película 35mm, 16mm, DCP, entre outros formatos digitais. Uma comissão de oito a dez membros titulares, e três membros suplentes, indicados pela Fundação Clóvis Salgado, será responsável por selecionar os curtas-metragens que participarão do Festival.

A curadoria será feita em duas etapas. Na primeira, a comissão selecionará curtas para compor as Mostras Competitivas e Mostras Especiais. Em outro momento, durante o Festival, as produções selecionadas serão submetidas à apreciação de um júri de especialistas e outro formado pelo público, que selecionarão os vencedores.

Mais informações sobre o edital www.fcs.m.gov.br e www.festcurtas.com.br

SERVIÇO
Evento: Inscrições 17º Festcurtasbh
Local: Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537, Centro
Data: 29 de abril a 5 de junho de 2015
Horário: As inscrições podem ser feitas através do site www.shortfilmdepot.com

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *