Cine Conhecimento apresenta “Ivan, O Terrível”, de Sergueï M. Eisenstein, no sábado (9)

No sábado, dia 09/05, às 22h, o Cine Conhecimento do Canal Futura apresenta “Ivan, O Terrível” (1944), de Sergueï M. Eisenstein. O filme acontece no século XVI, quando Ivan IV, arquiduque de Moscou, assume o poder da Rússia e declara-se czar. Logo após seu casamento com Anastasia, Ivan começa a planejar ataques para retornar os territórios perdidos e derrotar os tártaros, isso tudo sem esquecer os inimigos internos, que não desistem de derrubá-lo. Ivan manipula todos ao seu redor em busca do seu objetivo.

No domingo, 10/05, às 22h, será exibida a reprise de “A Greve” (1924), também de Sergueï M. Eisenstein. O longa conta como o suicídio de um operário acusado injustamente de roubo deu início a uma greve em uma fábrica russa, em 1912. Após o suicídio, os operários se solidarizam e param as máquinas, gerando uma série de ações entre grevistas e a polícia, que seguem como uma onda crescente e revela a repressão e barbáries do governo.

Canal Futura-Cine Conhecimento-Ivan O Terrível

O Cine Conhecimento

Partindo da ideia de que sempre é possível aprender ao assistir a um bom filme, o Cine Conhecimento apresenta filmes de vários países que abordam questões históricas ou atuais. O programa ressalta técnicas, detalhes de produção, história, curiosidades, premiações, perfil de profissionais e análise de linguagens relacionados às obras, assim como busca compreender comportamentos e diferenças culturais a partir dos contextos apresentados. Os comentários são apresentados por Lorena Calábria. Nesta temporada, Lorena vai aprofundar ainda mais a discussão sobre algumas produções que vão ao ar no Futura por meio de entrevistas. Os convidados serão a cineasta Laís Bodanzki e o crítico de cinema e DJ Marcelo Janot.

CONFIRA OS FILMES DA SEMANA NO CANAL FUTURA:

09/05, sábado, 22h

IVAN, O TERRÍVEL
Direção: Sergueï M. Eisenstein
Produção: União Soviética (1944)
Classificação indicativa: Livre
Com Nicolas Tcherkassov, Ludmila Tselikovskaia, Seraphina Birman.

No ano de 1547, em uma atmosfera de conspiração, Ivan IV, arquiduque de Moscou, é coroado czar da Rússia. Ele se casa com Anastasia e planeja ataques para retomar os territórios perdidos e derrotar os tártaros. Com esse objetivo e sem esquecer dos inimigos internos, que não desistem de derrubá-lo, Ivan manipula todos ao seu redor.

10/05 – Na madrugada de sábado para domingo, às 2h30

INDO EMBORA DE BARSTOW
Direção: Peter Paige
Produção: EUA (2008)
Classificação indicativa: 12 anos
Com Brie Gabrielle, Brittany Johnson, Dale Dickey

Andrew mora em Barstow, na Califórnia, e sonha em conhecer o mundo, mas sua devoção à mãe e a repentina atração pela recém-chegada Jenny, o mantêm preso a sua cidade. Quando um amigo o inscreve escondido numa universidade na qual ele é aceito, Andrew percebe que terá que fazer uma difícil escolha: ficar com aqueles que necessitam dele ou iniciar sua vida em outro lugar.

10/05, domingo, 22h

A GREVE
Direção: Sergueï M. Eisenstein
Produção: União Soviética (1924)
Classificação indicativa: 14 anos
Com Grigori Aleksandrov, Maksim Shtraukh, Mikhail Gomorov.

O suicídio de um operário injustamente acusado de roubo é o estopim para o início de uma greve numa fábrica russa, em 1912. O lento processo de negociação expõe uma série de ações e contra-ações entre grevistas e polícia, que seguem como uma onda crescente, revelando toda a repressão e as barbáries do governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *