Gênero e sexualidade são temas para discussão em atividades gratuitas promovidas pelo Sesc

A partir da próxima terça, Sesc Campinas promove atividades abordando o tema diversidade, gênero e sexualidade. Objetivo é provocar e proporcionar ao público reflexões e questionamentos sobre o tema.

Com mediação de Karla Bessa, nos dias 28 e 29, às 19h, são exibidos os filmes ‘Tomboy’ (direção de Céline Sciamma) e ‘Tudo sobre minha mãe’ (direção de Pedro Almodóvar). Já no dia 30, quinta, às 20h, acontece um debate com participação de João Nery e Fernanda Roveri.

As atividades são gratuitas e acontecem no teatro do Sesc Campinas. Toda programação é aberta ao público. Para os filmes é necessário retirar senha no dia da atividade na Ilha de Atendimento.

Sesc Campinas-Mostra DIVERSIDADE-27Abril2015-01

Durante as atividades, expectadores são convidados a participar das discussões, abrangendo conceitos e formatos da compreensão da identidade individual e oposição da sociedade em validar e reconhecer aqueles que não se identificam com a ligação entre gênero e sexo biológico.

As ações do Sesc tem como objetivo promover o reconhecimento e o respeito pelo diverso e a minimização de preconceitos e estereótipos. As ações do Sesc em Diversidade Cultural propõem formas de promoção da diversidade existente nos múltiplos grupos humanos. Tal diversidade pode ser expressa em várias combinações e recombinações, como sexualidade, gênero, rituais e identidade cultural, dentre outras. Acontecem por meio de várias atividades, como rodas de convivência, seminários, encontros, fóruns de debate, exposições, turismo de base comunitária, apresentações de manifestações da cultura tradicional e ações de capacitação para educadores.

SERVIÇO

Filme :: TOMBOY

Classificação Indicativa: 14 anos. Retirada de ingressos no dia da atividade, na Ilha de Atendimento. Duração: 82 minutos. (França, 2011. Direção: Céline Sciamma). Laure é uma menina de 10 anos que, ao se mudar com a família para um novo bairro, resolve se apresentar como Mickäel aos novos amigos. Porém, apesar de parecer um menino como os outros, Mickäel é diferente o suficiente para despertar a paixão de Lisa, uma garota da turma. Enquanto isso, em meio às brincadeiras de verão, Laure arrisca-se a explorar os limites de sua nova identidade.

Data: Dia 28, terça, às 19h.
Local: Teatro.
GRÁTIS

Filme :: TUDO SOBRE MINHA MÃE

Classificação Indicativa: 14 anos. Retirada de ingressos no dia da atividade, na Ilha de Atendimento. Duração: 104 minutos. (Todo Sobre Mi Madre. Espanha, 1999. Direção: Pedro Almodóvar.) Quando Esteban completa 17 anos, sua mãe, Manuela, faz a promessa de contar ao filho toda a verdade sobre seu pai, uma figura sobre quem o garoto nada sabe. Porém um acontecimento inesperado fará com que Manuela não consiga cumprir sua promessa, e então ela decide entrar em uma jornada para encontrar o pai de Esteban e contar a ele sobre o filho que ele não conhece.

Data: Dia 29, quarta, às 19h.
Local: Teatro.
GRÁTIS

Debate :: Construindo Saberes :: GÊNERO, SEXUALIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS.

Classificação Indicativa: livre. Com participação de João Nery e Fernanda Roveri. Mediação de Karla Bessa. O debate aborda o desafio pedagógico representado pelas questões de gênero e sexualidade e a mediação dos conflitos surgidos em espaços de educação. João é psicólogo e militante. Conhecido como o 1º homem transexual a fazer a cirurgia de redesignação sexual no Brasil, é autor do livro Viagem Solitária. Fernanda é doutora em Educação pela Unicamp, pesquisadora de temas relacionados a gênero e infância. Karla é doutora em História pela Unicamp, integrante do Núcleo de Estudos de Gênero PAGU e coordenadora do Projeto CinePagu.

Data: Dia 30, quinta, às 20h.
Local: Teatro.
GRÁTIS

SERVIÇO
Evento: Gênero e sexualidade são temas para discussão em atividades gratuitas promovidas pelo Sesc
Data: 28 e 30 de abril de 2015 | Horário: consultar acima
Local: Teatro Sesc Campinas
Endereço: R. Dom José I, 270 – Bonfim, Campinas – SP
Classificação etária: 12 anos
Ingressos: entrada gratuita – Para os filmes é necessário retirar senha no dia da atividade na Ilha de Atendimento.
Informações para o público: (19) 3737-1500

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *