Centro Cultural Banco do Brasil (SP) exibe em “Mostra de Filmes da Austrália”

A Embaixada da Austrália e o Centro Cultural Banco do Brasil apresentam, pelo quarto ano consecutivo, a Mostra de Filmes da Austrália 2015, ciclo composto por sete filmes da produção australiana, entre clássicos e novos, que abrangem o período de 1992 a 2013.

A mostra também estará no CCBB RJ, entre 13 e 18 de maio, e no CCBB DF, entre 17 e 22 de junho.

Os filmes flertam com o drama, o mistério, o crime e o humor negro. Destaca-se o aclamado documentário Eu Sou Uma Garota (I Am a Girl, 2013), que retrata as dificuldades distintas de seis garotas de diferentes partes do mundo, tentando conquistar seu espaço na sociedade.

Conflitos étnicos são dolorosamente abordados no clássico Skinheads: A Força Branca (Romper Stomper, 1992), que retrata a história de uma gangue à caça de asiáticos, e no envolvente filme Estrada do Mistério (Mystery Road, 2013), onde um policial aborígene precisa solucionar um crime, enquanto sofre para ser aceito na comunidade onde vive.

Em histórias que tem muito para envolver o público, os filmes contam, acima de tudo, contos de coragem, determinação e esperança, tendo as deslumbrantes paisagens australianas como pano de fundo.

Ao promover a mostra, o Centro Cultural Banco do Brasil e a Embaixada da Austrália reforçam o compromisso com a democratização do acesso à cultura e revelam a diversidade e a qualidade que caracterizam o cinema australiano.

CCBB-Mostra de Filmes da Australia 2015-02

Programação completa (clique aqui!)

FILMES 

Eu Sou Uma Garota – I Am a Girl (2013)
Gênero: Documentário, Biografia, Drama
Duração: 88 min. DVD
Recomendação etária: 14 anos
Direção: Rebecca Barry

Ser menina significa que é mais provável ser vítima de violência, doença, miséria ou desvantagens do que qualquer outro grupo no planeta. O filme mostra um dia na vida de seis garotas: Manu, Kimsey, Aziza, Habiba, Breani e Katie – com idades entre 17 e 19 anos – cada uma lidando de forma diferente com a feminilidade e com a realidade do que significa crescer como mulher em um mundo ainda tão masculino. Essa viagem leva o espectador através de um mistura de diversas culturas e sociedades ao redor do mundo, incluindo Camboja, Papua Nova Guiné, Camarões, Afeganistão, EUA e Austrália. Um documentário inspirador sobre como é ser mulher no século XXI.

$9,99 – $9.99 (2008)
Gênero: Animação, Drama
Duração: 78 min. DVD
Recomendação etária: 14 anos
Direção: Tatia Rosenthal
Elenco: Geoffrey Rush, Anthony LaPaglia, Samuel Johnson

Você já se perguntou “Qual é o sentido da vida? Por que existimos?” A resposta a esta questão perturbadora está agora ao seu alcance! Você vai encontrá-la em um pequeno e incrível livreto, escrito em palavras fáceis e ilustrações magníficas, que pode ser seu por meros $9,99! É com esse anúncio que um simples homem desempregado de 28 anos muda sua vida por completo, nessa surpreendente animação de bonecos de massa em stop motion.

Skinheads: A Força Branca – Romper Stomper (1992)
Gênero: Crime, Drama
Duração: 92 min. DVD
Recomendação etária: 18 anos
Direção: Geoffrey Wright
Elenco: Russell Crowe, Daniel Pollock, Jacqueline McKenzie

Hando é o assustador, porém carismático líder dos Skinheads, uma gangue racista que declara guerra contra os imigrantes asiáticos. Seu ódio explode em ataques violentos contra a comunidade vietnamita local. Mas quando suas vítimas contra-atacam, sua gangue se dissolve e Hando foge da cidade, acompanhado de Davey, seu melhor amigo, e Gabe, uma garota rica e fugitiva que transforma a dupla dinâmica em um perigoso triângulo amoroso. Ódio, lutas brutais e violência mortal estão em seus caminhos.

Chopper: Memórias de um Criminoso – Chopper (2000)
Gênero: Biografia, Crime, Comédia
Duração: 94 min. DVD
Recomendação etária: 18 anos
Direção: Andrew Dominik
Elenco: Eric Bana, Vince Colosimo, Simon Lyndon, David Field

Desde pequeno Mark “Chopper” Read sonhava em entrar para a história como uma lendária figura do crime. Mas, na vida real, tinha pouco talento como criminoso, passando por uma série de fracassos. Após uma malsucedida tentativa de sequestro, Chopper vai parar num presídio de segurança máxima, onde enfrenta inimigos perigosos. Anos mais tarde é solto, mas outro crime o faz retornar à cadeia onde, valendo-se do seu grande talento inventivo, escreve um livro best-seller relatando o que teria sido sua própria história.

Fazendeiro de Ostras – Oyster Farmer (2004)
Gênero: Romance, Comédia, Drama
Duração: 91 min. DVD
Recomendação etária: 14 anos
Direção: Anna Reeves
Elenco: Alex O’Loughlin, Jim Norton, Diana Glenn, David Field, Kerry Armstrong

Jack Flange ama sua vida em Sydney, mas quando descobre que sua irmã sofreu um grave acidente, parte para ajudá-la, em uma pequena, mas estonteante cidade na região do rio Hawkesbury. Lá, gerações de fazendeiros de ostras trabalham arduamente, construindo suas histórias e colecionado queixas. Sem dinheiro para pagar as contas hospitalares da irmã, Jack troca o duro trabalho temporário de fazendeiro de ostras pelo crime, roubando o carro forte de um banco local. No entanto, sua vida vira de cabeça para baixo quando ele se apaixona por uma jovem local e tenta descobrir onde foi parar o dinheiro roubado.

Estrada do Mistério – Mystery Road (2013)

Gênero: Crime, Mistério
Duração: 121 min. DVD
Recomendação etária: 14 anos
Direção: Ivan Sen
Elenco: Aaron Pedersen, Hugo Weaving, Ryan Kwanten, Jack Thompson, Tasma Walton

Jay Swan, um detetive aborígene “cowboy”, retorna para sua pequena cidade natal a fim de solucionar o assassinato de uma menina aborígene adolescente, cujo corpo é encontrado em uma estrada nos arredores da cidade. Sem se encaixar na força policial local, dominada pelos brancos, nem na comunidade aborígene, incluindo aí sua filha adolescente – que ele descobre estar conectada à menina assassinada, Jay encontra-se sozinho entre dois mundos, lutando para reconquistar a sua cidade e o seu povo.

33 Cartões Postais – 33 Postcards (2011)
Gênero: Drama, Música
Duração: 97 min. DVD
Recomendação etária: 12 anos
Direção: Pauline Chan
Elenco: Guy Pearce, Zhu Lin, Claudia Karvan

Mei Mei é uma orfã chinesa de 16 anos cujo maior sonho é fazer parte da família ‘perfeita’. Quando seu orfanato viaja para a Austrália para participar do Festival de Corais Australianos, Mei Mei aproveita a oportunidade para encontrar seu padrinho australiano, Dean Randall, que patrocina seus estudos desde sua infância. No entanto, o que ela encontra é uma realidade longe da perfeição descrita por Dean em seus cartões postais. Inicialmente desconectados e sem nada em comum, os dois começam uma viagem em busca de aceitação, redenção, amor e uma família.

Programação

Dia 22, quarta-feira

15h – Estrada do Mistério
17h30 – Chopper: Memórias de Um Criminoso
19h30 – Eu Sou Uma Garota

Dia 23, quinta-feira

15h – $9,99
17h – Fazendeiro de Ostras
19h – Skinheads: A Força Branca

Dia 24, sexta-feira

15h – 33 Cartões Postais
17h – Estrada do Mistério
19h – Chopper: Memórias de Um Criminoso

Dia 25, sábado

15h – Fazendeiro de Ostras
17h – $9,99
19h – Skinheads: A Força Branca

Dia 26, domingo

15h – Fazendeiro de Ostras
17h – Eu Sou Uma Garota
19h – Chopper: Memórias de Um Criminoso

Dia 27, segunda-feira

15h – Estrada do Mistério
17h – $9,99
19h – 33 Cartões Postais

SERVIÇO

Mostra de Filmes da Austrália 2015
De 22 a 27 de abril
Exibição em DVD
Entrada Franca: Retirada de senha a partir de uma hora antes da sessão.

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo > Cinema
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
CEP: 01012-000 | São Paulo (SP)

Fone: (11) 3113-3651
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.
Lotação: 70 lugares
Estacionamento conveniado:
Estapar Estacionamentos – Rua da Consolação, 228 (Edifícos Zarvos) R$ 15,00 pelo período de 5 horas. Necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB. Transporte gratuito até as proximidades do CCBB – embarque e desembarque na Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) e na Rua da Quitanda, próximo ao CCBB. No trajeto de volta, tem parada no Metrô República.
Acesso e facilidades para deficientes físicos // Ar-condicionado //Cafeteria Cafezal

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *