​Peça teatral Novos Saltimbancos é atração na Praça Nossa Senhora do Carmo em Jarinu

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 17 abril, 2015 12:05

No dia 18 de abril o projeto Novos Saltimbancos desembarca na cidade de Jarinu levando para a criançada a apresentação gratuita do espetáculo na Praça Nossa Senhora do Carmo. Com sessões às 14h30, a peça vai contar a história de um grupo de artistas de rua que se encontra em uma praça por acidente e migram suas artes em direção umas as outras, formando uma trupe que alcança as artes cênicas (dança, circo, teatro, bonecos, palhaços). O espetáculo busca interatividade com o público, que se torna figurante e o meio, que vira o cenário.

O conceito deste espetáculo busca apresentar uma experimentação diferente ao ator e ao público, igualmente. Com o ator há um a relação diferente da apresentação, ao invés de estar no foco da luz do teatro, estará incógnito (apesar de maquiado e com figurino) e precisará, com sua arte, despertar a atenção do público e criar o seu próprio espaço de palco. Para o espectador, como figurante, encontrar o lúdico no dia a dia.

A peça é baseada no musical Os Saltimbancos, e conta a história de diversos artistas de ruas (malabaristas, bailarinas, palhaços, mímicos, manipuladores de bonecos, mágicos e muitos outros), vindos da frustração de não conseguirem realizar suas artes, perambulam pelo centro da cidade completamente ignorados até que, por coincidência, encontram-se todos em uma mesma praça de teatro. Como forma de defender-se da exploração que sofrem, unem-se em um a trupe concisa, onde todos têm sua parte e, juntos, ensaiam e organizam um espetáculo teatral/circense /performático, angariando ali mesmo o público e fazendo do espaço coletivo um palco que os com porte.

A apresentação faz parte do projeto “Novos Saltimbancos”, que é realizado pela 3S Projetos com recursos incentivados pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) com o patrocínio da IPEL.  A IPEL apoia e valoriza projetos culturais. Já é uma política interna da empresa oferecer aos funcionários a oportunidade de acesso ao teatro e até mesmo nas premiações a empresa também se utiliza deste recurso para premiar metas alcançadas e celebrar o tempo de casa de seus colaboradores. A IPEL vê nesta oportunidade a chance de trazer também para a comunidade este benefício, além de incentivar outros empresários da região a apoiar projetos culturais e aderir às Leis de Incentivo, para que no futuro possamos trazer outros espetáculos, enriquecendo a vida cultural da cidade.

SERVIÇO
Novos Saltimbancos
Data: 18 de abril
Horário: 14h30
Local: Praça Nossa Senhora do Carmo
Evento gratuito

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 17 abril, 2015 12:05


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!