Romantismo de Brahms dá o tom às séries Sinfônica ao Meio-dia e Sinfônica em Concerto

A Orquestra Sinfônica volta ao palco do Grande Teatro do Palácio das Artes para mais uma apresentação das séries Sinfônica ao meio-dia e Sinfônica em Concerto, ambas com a participação especial do Coral Lírico de Minas Gerais. Sob regência do maestro convidado Roberto Duarte, os corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado interpretam Canção do Destino e Sinfonia nº 4, do compositor alemão Johannes Brahms. A dobradinha no repertório traz ao público o romantismo e o apuro técnico presentes nas obras do alemão. Dando prosseguimento ao projeto Bravo, Professor!, a FCS garante ingressos gratuitos para professores no Sinfônica em Concerto.

A primeira parte da apresentação é dedicada à música sinfônico-coral. A Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico interpretam Canção do Destino, considerada uma das melhores composições de Brahms para coro. Em estilo romântico e de curta duração, apenas 16 minutos, a peça é baseada no poema homônimo de F. Hölderlin. Brahms encontrou o texto na casa de um amigo e, impressionado, começou a compor a obra em 1868, concluindo três anos depois, optando por um final instrumental.

Para o maestro Roberto Duarte, Canção do Destino é uma obra tecnicamente muito bem elaborada e que expressa toda a grandeza e o talento do compositor. Além disso, o maestro aponta que a parte inicial da peça é um pequeno prelúdio que cria um ambiente de divindade celeste preparando assim a entrada do Coro, quando os contraltos em uníssono cantam: Vós que vagueais na luz, lá em cima, sob chão macio…. À medida que a obra avança, “cria-se um diferente tema subitamente novo, forte e rápido. Deixa-se o céu e chega-se à terra, onde o sofrimento faz parte da vida humana e a incerteza é uma constante”, explica o maestro Roberto Duarte.

SERVIÇO
SINFÔNICA AO MEIO-DIA
Data:
14 de abril
Horário:
12h
Local: Grande Teatro Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Entrada Gratuita

SINFÔNICA EM CONCERTO
Data:
15 de Abril
Horário: 20h30
Local: Grande Teatro Palácio das Artes
Entrada: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *