Filme Violino Vermelho é atração de abril do #CineCiência no MIS

No dia 12, domingo, o MIS, Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apresenta a edição de abril do #CineCiência. O projeto, que uma vez ao mês traz um filme seguido de debate no Auditório LABMIS, exibe o filme Violino Vermelho. Após a sessão, acontece debate com a especialista em musicologia Carla Bromberg, com mediação de José Luiz Goldfarb.

Violino Vermelho (Le violon rouge / dir. François Girard / 1998, Canadá, Itália e Reino Unido) conta a história de um violino perfeito conhecido como o violino vermelho, por sua vívida cor. No começo do filme, o instrumento musical está sendo leiloado no Canadá. Quando as ofertas começam, a história do violino é revelada, mostrando que ele existe há mais de 300 anos. Sua história é contada em cinco locais diferentes ao redor do mundo: Cremona na Itália, Viena na Áustria, Oxford no Reino Unido, Xangai na China e Montreal no Canadá. Em cada local o diálogo é falado na língua apropriada. Para seus donos, o violino trouxe raiva, traição, amor e sacrifício. O filme foi inspirado em um violino Stradivarius, The Red Mendelssohn (1720), que atualmente é tocado por Elizabeth Pitcairn, cujo avô o comprou para seu aniversário de 16 anos por $ 1,7 milhões em um leilão na Christie’s de Londres.

Após o filme, haverá debate com Carla Bromberg, doutora em História da Ciência (PUC/SP), mestre em Musicologia (The Hebrew University of Jerusalem) e bacharel em Música. Fez pós-doutorado no CESIMA-PUC/SP, e foi presidente da Sociedade Brasileira de Musicologia (2002-4) e (2005-7). Atua principalmente nos seguintes temas: Ciência e Música no Renascimento, História da Ciência, Ciência e Técnica, Historiografia Musical, Classificação das Ciências e Artes entre os séculos XVI e XVIII. Mediação: José Luiz Goldfarb (coordenador da #REDEMIS)

SERVIÇO

Evento: CINECIÊNCIA | Abril
Data: 12/04/2015 – domingo | Horário: 16h
Local: Auditório MIS (172 lugares) – Museu da Imagem e do Som
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Classificação etária: 18 anos
Ingressos: gratuito (sujeito à lotação da sala – retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Recepção MIS)
Informações para o público: (11) 2117 477

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *