Presença indígena na arte inspira mostras no Paço das Artes

O Paço das Artes –instituição da Secretaria de Estado da Cultura– abre no dia 10 de abril a exposição A queda do céu, com curadoria de Moacir dos Anjos. A entrada é gratuita.

A mostra reúne e aproxima trabalhos artísticos que prenunciam, evidenciam e combatem a progressiva despossessão sofrida por populações indígenas, iniciada em contato involuntário com o colonizador “branco”.  “Despossessão que é índice da destruição da própria ideia de sustentabilidade do planeta; ou, como sugere a cosmogonia Yanomami, índice da ‘queda do céu’, diz Moacir dos Anjos.

A exposição apresenta obras dos artistas Anna Bella Geiger, Cildo Meireles, Claudia Andujar, Jimmie Durham, Harun Farocki, Leonilson, Matheus Rocha Pitta, Miguel Rio Branco, Maria Thereza Alves, Regina José Galindo, Orlando Nakeuxima Manihipi-ther, Paulo Nazareth, Paz Errázuriz e Vincent Carelli. Segundo o curador, são “trabalhos que afirmam que ao lado e ao largo das violências que os atingem por séculos, os povos ameríndios adotam formas desesperadas de resistir à morte lenta ou imediata que lhes é imposta”.

É justamente esse tom político que levou o Paço das Artes a convidar Moacir dos Anjos. “O diálogo entre a arte e as problematizações sociais tem sido uma das constantes do trabalho da instituição”, afirma Priscila Arantes, diretora técnica e curadora do Paço das Artes.

Moacir dos Anjos explica, ainda, que o título desta exposição é referência explícita ao livro do xamã yanomami Davi Kopenawa, escrito em parceria com o antropólogo francês Bruce Albert e publicado originalmente na França (La chute duciel, 2010).

“No livro, Kopenawa apresenta a cosmogonia que rege as crenças de seu povo – fundada em intricada e instável relação entre humanos, floresta e espíritos – e narra as ameaças a estes fundamentos de vida que resultam das ações predadoras do ‘homem branco’ ao longo de séculos”, explica. Entre estas ações, ele destaca a mineração, o desmatamento, a construção de barragens, e a introdução, por vezes intencional, de doenças que devastam populações indígenas.

SERVIÇO
A queda do céu
curadoria:
Moacir dos Anjos
Artistas: Anna Bella Geiger, Cildo Meireles, Claudia Andujar, Jimmie Durham, Harun Farocki, Leonilson, Matheus Rocha Pitta, Miguel Rio Branco, Maria Thereza Alves, Regina José Galindo, Orlando Nakeuxima Manihipi-ther, Paulo Nazareth, Paz Errázuriz e Vincent Carelli
Abertura: 10 de abril >> sexta-feira >> 19h
Visitação: até 5 de julho de 2015
Paço das Artes
Endereço: Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária, São Paulo/SP

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *